Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

London, England (parte 2).


Ah, Londres! 
A linda e encantada Londres.

Quando botei meus olhos em Baker Street, ainda dentro do ônibus que me levava ao destino final, senti meu coração descompassar por um segundo. Estava onde os sonhos do mundo se cruzam, sonhos de uma vida londrina, sonhos urbanos, sonhos, sonhos... 

Senti-me como uma criança que soltou as mãos dos pais e não os encontrou novamente. Um misto de encantamento e desespero, de rir e chorar, de Inglaterra e o mundo inteiro. É o mundo inteiro, Londres. 

Como CSFista, agora lhes falo. Londres tem seus pros, Londres tem seus cons.
Tendo passado cinco dias na capital da Inglaterra, fiquei espantada por não me sentir conectada com o lugar nem mesmo por cinco minutos. Sentada na cozinha do alojamento do meu amigo, eu não me sentia como se estivesse na mesma cidade em que Vossa Majestade, a Rainha, receve seus convidados para um cuppa
"Se você é daqueles que precisa de auto-afirmação o tempo todo", disse meu amigo, "Londres não é seu ambiente". Mas não é bem auto-afirmação, ao que me refiro... de fato, para quem depende da opinião dos outros para levar a vida, a Inglaterra não é uma boa escolha. Ninguém se importa, e aos meus olhos isso é uma bênção. Mas em Londres eu simplesmente não me senti conectada

É difícil explicar, mas imaginem que eu me senti em uma nova realidade a cada vez que eu saia do metrô. É uma grande contradição, essa cidade que é completamente ligada úneis e, ao mesmo tempo, nem um pouco conectada. É tudo diferente. Não sei se eu estou fazendo sentido... mas é que Londres não é pra mim... 

Porém devo admitir: quando saí do metrô em direção ao Big Ben e London Eye, e vi aqueles grandes cartões postais em frente aos meus olhos, não pude deixar de estremecer um pouquinho. Eu estou morando aqui, na Inglaterra, e esse país, sim, é pra mim. 

Enquanto perambulava pelas ruas da cidade, por muitas vezes me arrependi de não ter escolhido alguma universidade de lá. Mais dinheiro (o custo de vida não é tão maior que o de Manchester), mais oportunidades, mais opções de turismo, mais um monte de coisa. Mas os menos são maiores em importância pra mim: menos ingleses (por mais estranho que isso possa parecer), menos participação no lugar em que vive, menos "carinho" por assim dizer. Eu gosto de poder andar até a minha faculdade, gosto do alojamento onde eu moro, gosto de poder sentir a cidade na minha pele, de me sentir uma moradora da grande Manchester, e de conviver com britânicos. Não vejo ponto em me mudar para um determinado país e não ter a completa experiência de SER esse país. Eu moro em Manchester, eu sou Manchester e eu adoro esse lugar.
Londres simplesmente não me deu essa sensação.

Enfim, eu sei que esse post é inútil em um monte de aspectos, mas eu achei que talvez fosse interessante pra quem ainda tem a possibilidade de escolher uma opção de universidade. A minha dica final, pois, é: se você procura uma full English experience, Londres não é o lugar. Mas se você quer ter a experiência de ter o mundo inteiro ao seu alcance, go for it.

xxx


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz pra mim, o que você achou desse post?