Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Catching up: first week (of classes?).

Hello, galerinha!

Oito dias depois do último post, vim hoje fazer um apanhado geral da última semana, que foi minha primeira semana de aula. Em outras palavras, eu sou uma péssima blogueira, não dou conta de viver e escrever, e peço mil desculpas (de novo), por mais que isso seja super chato. So let's get this started!

Então, como eu já disse aqui, segunda passada, dia 23, foi o dia da minha Police Registration, então eu tive que faltar a aula da manhã, de Clinical Immunology. Mas como minha segunda-feira foi criada pelo tinhoso, eu tive aulas à tarde também, de 2pm até 6pm.

De 2pm até às 4pm eu tive aula de Advances in Pathophysiology, que de avanço não tem nada. A matéria, minha gente, e aqui eu direciono especialmente pros coleguinhas da Medicina que estão secos pra saber como é o meu curso, foi repeteco de fisiologia cardiorrespiratória. No nível: onde ficam localizados os pulmões, quantos lobos cada um tem, árvore brônquica e etc. Foi meio que... decepcionante. Mas não digo aqui que não foi útil, de certo modo. Essa aula em si foi literalmente uma revisão do segundo ano do curso, ou seja, não é o que eu vou estudar de fato, e foi bom pra dar aquela pincelada na terminologia médica em inglês, que pode ser bem complicadinha, até pra quem conseguiu o nível de proficiência sossegado que nem eu. 

Ahhh, aconteceu uma coisa engraçada nessa aula! Eu, anta como sempre fui, caí na besteira de conversar com a professora no break. Falei com ela que eu era intercambista, que eu fazia Medicina no Brasil, que eu já tinha estudado tudo aquilo que ela estava ensinando, mas que eu tinha dificuldade com a terminologia em inglês, então se ela pudesse me indicar um livro eu ia achar ótimo. Tá, até aí show. Acontece que a segunda parte da aula recomeçou e eu estava viajando na maionese, pensando na morte da bezerra, quando de repente a professora pára do meu lado, me passa o pointer e me manda nomear qualquer estrutura no slide. Caralho, mermão, caralho... qual a parte do "eu não sei os nomes das coisas do pulmão/coração em inglês" essa mulher não entendeu?! Suei frio, apontei pro nodo sino-atrial e disse "node........... sino........ eitrial.........?" pro que, gloriosamente, ela sorriu e disse "é isso aê, saino-eitrial node (sino-atrial node)". Porra, que vergonha que eu passei, mas até que me saí relativamente bem (perto da merda que poderia ter sido).

Enfim, às 4pm eu tive uma outra aula, de Medical and Public Health Microbiology, que foi só introdutória do módulo. Thing is: o professor, inglês obviamente, com sotaque britânico obviamente, é gago. GAGO. Passei metade da aula concentrada em tentar entender o que ele estava falando, e a outra metade segurando o riso. Sou palha assim mesmo.

Na terça-feira, vejam bem, eu não tenho aulas! Mas uns amigos CSFistas se apresentaram numa Open Mic, no bar da nossa Uni, e é claro que eu catei essa oportunidade de usar minha câmera nova sem dó (e beber, claro) e fui prestigiar o "Trio ternura e o amazing Zé"! Olha só que lindo que foi: 


Eu iniciando um relacionamento sério com uma pint.
E ainda, depois de toda essa cantoria, os nossos CSFistas arquitetos fizeram a gente fazer o tal do berequetê e os veteranos fizeram aquela entrevista dos trotes, sabe comé? Nome, idade, de onde é, opção sexual, curso, relationship status, etc. Tudo isso pra terminar a noite com chave de ouro, adivinhem onde! No Mc Donald's! Comendo uma Happy Meeeaaaal! :P 

Veteranos e calouros de Salford juntinhos: uma miséria de brasileiro.
Na quarta-feira, outro dia de folga, só tive aulas (que nem obrigatórias são) de 9am às 10am. Vou explicar o porquê: esse dia é reservado pras atividades direcionadas ao "Final year project", que é o TCC dos gringos. Eu entrei no terceiro ano, que é o último deles, mas como eu sou CSF, minha graduação é sanduíche e talz, e eu não preciso fazer esse trabalho de conclusão de curso (muito embora eu preferisse fazer esse e dispensar a trabalheira no verão). Então eu fui lá pela manhã, assinei o "register" e vazei. Hihihi.

Mas, porém, contudo, entretanto e todavia, na quarta mais tarde os mesmos amigos que se apresentaram na Open Mic Night se apresentaram também no Salford Music Festival! Ééé, eles foram convidados depois do espetáculo que foi a apresentação deles no bar! Então depois de dar as caras no aniversário de uma coleguinha CSF, nós todos nos dirigimos ao The Hope Pub pra assistir os amigos! Olha aí uma das músicas: 


O relacionamento virou um threesome muito daora.
Quinta-feira foi dia de Veterinary and Zoonotic Infectious Diseases, que foi - de novo - pura aula introdutória, e sexta-feira eu tive Biology of Parasites, com o mesmo professor, também aula introdutória, mas desesperadora em certo modo...

A matéria teórica é mel na chupeta: ciclo das doenças infecciosas mais importantes (que eu já vi trezentas vezes no decorrer da vida). Mas as aulas práticas, meus amigos... a gente vai ter um estudo de campo onde a gente vai passar LITERALMENTE três dias numa casa no meio do nada, caçando coelhos, ratos e peixes pra depois dissecar todos eles no laboratório. E olhar os bichinhos que vivem dentro dos bichinhos. E escrever um report acerca. Aiaiai..., chorei!

Fim-de-semana, amigos, fds é amor!
Antes que me perguntem, não, não estou clubbing tanto assim. Verdade, verdade, as últimas festas foram umas pra que eu compreo o ingresso ainda no Brasil e nem assim eu fui. Uma mistura de velhice, pobreza, preguiça... vontade de ficar conversando com o namorado o dia inteiro, etc. É, envelheci. Não me julguem.
Mas isso não quer dizer que meu fds não tenha sido curtido à sua maneira!

No sábado nós fomos turistar! Fomos almoçar na Chinatown de Manchester, em um restaurante "all you can eat": por £7 você pode comer tudo o que aguentar, inclusive sobremesa... só as bebidas que não contam nessa quantia. Se valeu a pena? Não, risos. 
Primeiro: por mais que eu tenha experimentado de um tudo daquele self-service, eu só gostei dos noodles, do omelete, do arroz, banana frita e de uma paradinha cuja textura parece de pururuca, mas é branca e com um gosto mais suave. O frango era temperado com canela. O rolinho primavera tinha um gosto esquisito. Tinha um triângulo que eu juro que tava recheado com tempero de miojo. Enfim, tenso. Tinha sopa também, mas eu acabei nem experimentando... 
As sobremesas tavam gostosas: all you can eat de abacaxi, laranja, pêssego, lichia (!!!), bolo de chocolate e sorvete. SORVETE! Mais gostoso que o do Mc. Comi milhões hahaha.
No fim das contas eu acabei pagando £10.20 (porque eu tomei dois copos de cranberry juice) e esse foi o almoço mais caro da história dessa intercâmbio so far. 

Welcome to Chinatown!
Chinese badulaques!
Quem nunca!
Noodles, omelete, banana, rolinho primavera...
All you can eat of ice cream: a lot.

E depois da comilança, uma passadinha na Manchester Art Gallery e na Manchester Cathedral, onde tava rolando um festival de gordice comida e bebida. Aí as fotinhas: 

A vida não tá fácil pra ninguém.






O churros brasileiro é mtttt melhor!
E domingo, ah, domingo. Domingo é dia de... ficar em casa. Sorte a minha que minha "casa" é gigantesca e cheia de gringos, né?
Como tava fazendo um solzinho, eu desci pra jogar bola com os gringos e brasileiros e fiquei um tempinho lá. Depois teve festinha de aniversário de outra CSFista, com direito a bolo, brigadeiro, forró, é o tchan e todo o resto! 

Enfim, o post ficou comprido, eu sei e I apologise. Mas é que a semana é sempre tão cheia que quando a gente chega em casa só quer saber de cama, namorico, amigos, conversa, comida, etc. Vocês vão ver quando chegarem!

Essa semana também tá cheia de promessas! Tem partida de futebol, blind auditions do The Voice UK, festinhas, viagem pra Liverpool... vocês vão me perdoar se eu demorar mais pra postar? Espero que sim :P 

Beijos, amiguinhos! 
xxxxx

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oii, primeiramente, parabéns pelo blog. Super helpful! Eu qria fazer uma pergunta sobre o visto, não sei se ela é boba, mas ai vai: Só vc pode receber seu visto, ou outra pessoa pode recebê-lo? Porque meus pais moram em Brasília, ai eu penso que como um dos centros é lá, talvez a entrega seja mais rápida. Obriigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um pode receber seu visto pelo correio, só precisa assinar... mas se você for retirar no VAC, tem que ser pessoalmente :)

      Excluir
  3. Oi Rayra! Estou indo para Salford em janeiro. Você saberia me dizer se as matérias são semestrais ou anuais e se tem como pegar matérias de outros cursos? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As matérias são semestrais, e até onde eu sei não tem como pegar nada de outro curso...

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?