Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Guy Fawkes Day: bonfire night!

Olá!

Ontem, 5 de Novembro, foi Guy Fawkes Day aqui no Reino Unido, e eu achei digno fazer um post explicando um pouco do porquê das comemorações desse dia.

Guy Fawkes, ou pelo menos a cara dele, acho que todo mundo conhece. Você não? Certeza?



Lembrou agora?
Então, mas quem foi esse sujeito e por que a morte dele é tão comemorada? 

Guy Fawkes, nascido e criado em York, era católico e fazia parte de um grupo de católicos que tinham como meta destituir a monarquia protestante da Inglaterra, assassinando o Rei James I, para em seu lugar reconstituir a antiga monarquia católica. (católico, católico, católico)
 E assim o Gunpowder Plot, o golpe contra o parlamento inglês, foi planejado.

 Quando eu fui a York, conheci o local onde Fawkes nasceu. Vocês lembram?

No dia 5 de novembro de 1605, bombas foram estrategicamente posicionadas para destruir a "House of Lords" ou Câmara dos Lordes, uma das seções do parlamento inglês, e Guy Fawkes foi o incumbido de vigiar a armadilha. Porém, tendo recebido uma carta anônima acerca do possível atentado ao rei, as autoridades britânicas começaram cedo no dia 5 uma intensa busca pelo Palácio de Westminster (onde o Parlamento é localizado) e encontraram nosso astro lá, de butuca nos explosivos. 
Fawkes foi preso, obviamente, e torturado incessantemente por meses, até que em Janeiro do outro ano, ele finalmente admitiu a culpa, sendo sua execução uma necessidade incontestável aos olhos das autoridades, então. No dia 31 do mesmo mês, ele morreu. 
A partir de então, Guy Fawkes e Gunpowder Plot se tornaram sinônimos, e o dia 5 de novembro, desde 1605 até a atualidade, é festejado com fogos de artifício e o acendimento de uma fogueira, onde um boneco representando Fawkes é queimado, como uma forma de comemorar a vitória da monarquia protestante, o sobrevivimento do Rei e a evidente falha do golpe que poria um fim a tudo isso. 

Background histórico disposto, vamos contar da minha experiência pessoal no dia 5 de novembro! 
Estando euzinha em um intercâmbio na terra da rainha protestante, não teria uma "full English experience" se não fosse a algum lugar participar da bonfire night, certo? 
Então fomos eu e uma galera aqui de Salford pro Heaton Park, em Manchester, assistir ao show de fogos, fogueira e, claro, comer nas barraquinhas, om nom nom nom.
O problema é foi que fazia um frio do capiroto, havia um lamaçal memorável, comida cara, uns fogos chinfrim e uma fogueira que de longe parecia até muito bonita, mas que não dava pra se aproximar por motivos de: não pretendo me atolar na lama mais uma vez nesse país. Mas vai... full English experience. Aproveitei o tanto que deu!

Fogueira e fogos!



Saindo de lá (cedo, que é pra não ser atropelado pela multidão que estava presente no recinto), fomos caminhando até o pub local (uns bons 20 minutos de caminhada), porque nada melhor para comemorar o epic fail do Gunpowder Plot que bebendo uma pint, certo? 

Eu, pinguça.
E pra achar táxi, gente, que loucura! Todas as companhias estavam "fully booked" pro nosso desespero. Achamos um táxi na cagada, quando já depois de desistirmos e decidirmos ir pra casa à pé (apenas 48 minutos de caminhada na chuva e no frio, segundo o Google Maps), encontramos uma van parada, com o telefone da companhia. Ligamos pra lá, e a mesma van que nos ofereceu o número nos levou pra casa! Ufa!

E foi isso, gente! Um show de cultura inútil nesse post!
Mas agora pelo menos vocês podem contar a história de Guy Fawkes, o símbolo da revolução, para o próximo coitado que estiver vestindo a máscara dele em algum protesto. Porque vamos combinar... pelo menos metade daquela gente não faz ideia do que está vestindo...

Beijos!!!

3 comentários:

  1. Then Peter opened his mouth, said, Of a truth I perceive that God is no respecter of persons;
    But things that are pleasing one that, in any nation, the fears and do what is right.

    acts 10:34-35

    ResponderExcluir
  2. O amigo

    O amigo que eu encontrei me surpreendeu
    Quando todos me deixaram Ele me acolheu
    E sarou minhas feridas, das algemas me livrou
    Lhe falei do meu dilema e Ele me escutou

    Lhe falei do meu passado e me perdoou
    Isso teve um alto preço que Ele já pagou
    Me mostrou as mãos feridas por amor de muitas vidas
    E uma dessas muitas vidas era eu

    Quem nesse mundo amor tão grande pode ter
    De entregar a própria vida sem temer?
    Quem já sentiu a dor de ser cravado em uma cruz
    Pagando pelos erros que não cometeu?

    E olhar nos olhos de quem tanto mal lhe fez
    E sem ressentimento oferecer perdão
    Quem pode ser melhor amigo que O Senhor
    Que pelo servo a própria vida renunciou?
    Quem pode ser melhor amigo que O Senhor
    Que pelo servo a própria vida renunciou?

    Jesus te ama Rayra, Ele disse :
    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    João 14:6


    Deus enviou Jesus para nos salvar é o que diz nesta passagem:
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

    João 3:16-17

    Você poderia até morrer por alguém muito bom, ou alguém que você ama de verdade, mas Jesus morreu por todos nós até os que no olhar da sociedade não tem solução, Ele morreu e venceu a morte Ressuscitando, Ele tem poder para fazer o impossível possível! Então Rayra você permite que o Senhor faça morada no seu Ser? Fale com Ele, Ele é o melhor amigo que podemos ter.
    Um grande abraço e Que o Senhor Jesus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rayra, acompanho seu blog pois tambem entrei no CsF mas para os Estados Unidos.
    E eu tive o mesmo problema que vc documentou em junho, eles depositaram uma cotação de dólar
    muuuuuito baixa, e quando fui comprar perdi 20 centavos por cada dolar... no total perdi 900 dolares, porque pagaram tudo de uma vez só.

    Queria saber como vcs pediram a complementação das libras esterlinas... Porque esses 900 dolares vao fazer muita falta =(

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?