Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

London, England (parte 1).


Olá! 

Finalmente voltei aqui neste humilde recinto virtual para contar mais sobre as minhas peripécias nesta terra britânica, a ser: London!

Malas prontas!
Como talvez alguns de vocês já saibam e outros que fiquem sabendo agora, quarta-feira passada, dia 13/11/2013, peguei um ônibus cedinho para Londres, e lá fiquei até domingo, dia 17. Foi uma aventura, posso garantir. Minha primeira viagem "sozinha", assim entre aspas porque apesar de ter ido e voltado sozinha, e andado em Londres sozinha na maioria dos dias, eu fiquei hospedada na casa de um amigo que também veio para o UK pelo CSF, e está estudando Public Health na University of East of London

Meu host :) 
Tenho muito para contar da capital desse país, impressões subjetivas ou bem específicas sobre os lugares em que visitei, e por isso pretendo dividir esse post em duas séries: uma para contar o que eu, como ser humano, achei de Londres, como cidade, em uma maneira aleatória, sem me atentar a detalhes de lugares específicos... e outra pra contar tim tim por tim tim o que eu fiz, aonde eu fui, o quanto gastei e se compensou ou não. Começando pela parte objetiva da coisa, porque é o que a galera gosta mesmo... (e porque vai ser a parte mais demorada pra escrever, aproveitando dessa boa disposição que me bateu hoje).

Day 1 - Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013.
  • Westfield;
  • London Bridge;
  • Camden Town;

Como já disse, fui pra Londres de ônibus. Paguei cerca de £13 por return ticket (ida e volta), indo por Megabus.

Aqui no Reino Unido, e essa informação é até um pouco de utilidade pública, você pode viajar tanto de ônibus, quanto de trem entre as cidades. E o preço vai depender especialmente da antecedência com que você compra a passagem e/ou se você tem um coach card/NUS card/railcard (é... é um bocado de cards por aqui. Pretendo fazer um post em breve contando sobre eles). 
Resumindo, para viajar de ônibus sugiro que vocês olhem os seguintes sites:
1) Megabus: há desconto se você tem um NUS Extra card.
2) National Express: há desconto se você tem um coachcard.
E para viajar de trem, vocês devem ir nesse site, que te dá descontos de até 1/3 off se você tiver um Railcard. Mas relaxem que vou contar dos cartões mais tarde, em outro post, tá?

Depois de 5h de viagem, cheguei à Victoria Coach Station por volta de 1.30pm, onde meu amigo foi me encontrar, e então seguimos rumo à student accommodation da UEL.

Sobre o meio de transporte em Londres, o negócio é fazer um Oyster Card para andar de Underground.
Eu, particularmente, achei tudo muito caro. Mas pelo menos depois que você gastou 8 pounds em um dia no metrô, nada mais é cobrado. E acreditem, gastar 8 pounds is an easy task.
Fazer um Oyster é trabalho de macaco: só ir nas maquininhas de auto-atendimento e seguir as instruções (cartões são aceitos), ou ir nos guichês e fazer pessoalmente. O cartão custa £5, fora o dinheiro que você bota pras passagens, mas quando você for embora, pode devolver o cartão que eles devolvem as 5 Beths. 
Estudantes têm direito ao passe semanal de estudante, que é uma pechincha. No final de um mês custa cerca de £90, se eu não me engano. E, sério, pode parecer um dinheirão, mas é pe-chin-cha. Eu passei 5 dias e gastei £35 em passagem! (e ainda tô devendo 20p no meu cartão...)

Sobre os alojamentos da UEL: parecem um presídio de segurança máxima. Sério. Os prédios são lindinhos, e são divididos em flats de 5 apartamentos (suítes) e uma cozinha. Tudo tão branco e cinza que eu fiquei meio deprimida. O banheiro parece um banheiro de ônibus hahaha. Mas a vista é maravilhosa e eu recalquei. Pena que eu esqueci de tirar foto... 

De "casa" nós fomos ao Westfield (maior shopping da Europa em quantidade de lojas) para comer, e depois a London Brigde e Camden Town, à noite mesmo. 
Quanto a preço de comida, Subway, Mc Donald's e todas as redes de fast food têm preço padronizado. Mas claro que restaurantes, cafés e essas vendinhas de rua são mais caras, especialmente se forem localizadas perto de pontos turísticos. Mas comparando os preços de Manchester com os de Londres, não vi muita diferença.  

A monster burger... and a diet coke, please.
Em Camden Town, Arthur me levou ao "Caipirinha Spiritual Bar", onde por míseros £4 nós brindamos com a caipirinha mais forte da história das caipirinhas (mentira, nem tava tão forte assim). O lugar em si é maravilhoso, cheirava a incenso, o ambiente era extremamente agradável e a decoração foda! As paredes eram todas escritas com mensagens de viajantes das mais diversas partes do mundo... amei. Simplesmente amei. Todos deveriam ir.


Caipirinha!
Day 2 - Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013.
  • Baker Street;
  • London Eye;
  • Big Ben;
  • Buckingham Palace;
  • British Museum;
O dia seguinte foi o primeiro dia "on my own" em Londres. Com o Oyster, mapas do metrô e google maps à mãos, fui passear nas ruas londrinas.

A primeira parada foi Baker Street
Como book worm que sou, não poderia deixar de visitar Baker St. 221B (e quem não sabe qual é a referência, por favor, retire-se desse recinto!!! Brincadeirinha hihihi). Nesse endereço fica a casa onde Sherlock Holmes e Dr. Watson residem nos livros! E na vida real, lá fica o Sherlock Holmes Museum. Te falar que foram os 8 pounds mais bem investidos na minha viagem.
O museu consiste na "casa" de Sherlock, propriamente dita, e é tão bem construída, com tantos detalhes, que, juro, eu saí de lá com as minhas dúvidas se os livros eram baseados em fatos reais ou puramente fictícios. Por Deus... maravilhoso!
E, claro, bateu aquela vontade de ler Sherlock... 


Sherlock <3
Depois me dirigi a Westminster Station, parada para dois dos pontos turísticos mais pop de Londres: London Eye e Big Ben. Sim, eles são basicamente no mesmo lugar. 
O ruim de ir lá sozinha foi a dificuldade em tirar uma selfie que preste. Mas ainda assim, confesso que foi só quando eu vi aqueles pontos batidos de cartão postal que eu me senti verdadeiramente na Inglaterra. Eu estava lá, morando na terra da rainha há mais de dois meses, mas a ficha caiu só em Londres. Caralho, pensei, eu estou morando na Inglaterra!
Foi uma sensação ótima! (mas as fotos ficaram péssimas)


A healthy meal.
A próxima parada foi o Palácio de Buckingham.
Primeiro uma consideração sobre o Google Maps nesse dia: puta que o pariu! Tanto em Baker St. quanto no caminho para o palácio, o google me mandou para uma direção completamente oposta ao destino. OPOSTA. Mas eu acabei percebendo eventualmente (diga-se, quando a rua mudou de nome e eu passei a desconfiar) e indo pra direção certa.
Como noob que sou, fiquei decepcionada com o Buckingham Palace. Não sei o porquê, mas eu imaginava que teriam guardinhas ao redor do portão, sérios e carrancudos, pra gente tirar foto hahaha. Idiota, sim. Naive, também. Na verdade os guardas ficam mó longe lá por dentro dos gates, e só são dois deles. 
E como noob que sou, tive que ir lá três vezes pra conseguir assistir à troca de guarda. Mas assisti... vocês vão ler mais pra frente.
Mais uma vez, viajar sozinha nessas horas é um saco. Mais trezentas selfies e nenhuma decente. Tive que pedir pra aleatórios tirarem fotos de mim, e, olha, que parto é encontrar alguém que saiba usar uma câmera DSLR. Puta merda...



E por fim eu fui ao British Museum. "Fui", assim entre aspas, porque eu estava podre de cansada, o dia já estava relativamente escuro às 5pm e o museu é gigantesco. Então eu simplesmente cheguei ao prédio, entrei, vi o tamanho, dei meia volta e fui pra casa. Com as minhas desculpas... meu pé estava me matando!




Day 3 - Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013.
  • Buckingham Palace;
  • St. James Park;
  • Oxford Street;
  • Greenwich;
Primeira parada de sexta foi o Palácio de Buckingham... de novo. 
Vou explicar o motivo: quando eu fui no dia anterior e não consegui assistir à troca de guarda por ser tarde, vi a plaquinha dizendo "Changing of Guards tomorrow at 11.30am". Opa! Beleza, partiu! Nem conferi na Internet nem nada. No outro dia de manhã cheguei lá super cedinho para conseguir assistir ao evento, sentei por lá e fiquei... mas tava meio vazio, sei lá. Então eu resolvi conferir na Internet e guess what! A troca de guardas no mês de novembro só aconteceria nos dias pares. Ê lerê, aquele era um dia ímpar! Quando cheguei perto dos portões para conferir de novo, guess what? "Changing of Guards tomorrow at 11.30am" Aff!!!

Tendo "perdido" minha manhã esperando por algo que não aconteceria, fui passear no St. James Park, que fica ali nas redondezas do palácio. Mas que frio que eu estava sentindo! Não consegui ficar muito tempo e voltei pro metrô...


Para chegar ao meu próximo pit stop turístico: Oxford Street!
A avenida das lojas, dos shopaholics, dos ricos, dos tudo! E o que euzinha fiz lá? Mc Donald's e Primark. Porque a pobreza não está fácil, galera. Não está.

E por fim, finalizando o dia, depois de Oxford St., voltei pra accommodation da UEL, de onde eu e meu amigo partimos para Greenwich, onde o mundo se divide em dois! É um condadozinho muito simpático, e o Greenwich park é uma graça. Vale a pena a visita! 



Day 4 - Sábado, 16 de Novembro de 2013.
  • Buckingham Palace (!!!);
  • Victoria and Albert Museum;
  • Natural History Museum;
  • Science Museum;
  • Imperial War Museum;
  • Trafalgar Square;
  • Piccadilly Circus;
  • Platform 9 3/4;
  • Westfield;

Nossa mãe, sábado foi um dia longo...
Meu host tinha um show para ir, e não tinha hora pra voltar pra casa. Isso significa que eu tinha que fazer hora na rua desde 8am até caralhadas da noite. Fiz um super planejamento e tentei seguir direitinho... saiu até bem organizado. Consegui ver várias coisas!

Comecei o dia - de novo - no Palácio de Buckingham, quando FINALMENTE eu consegui assistir à troca de guarda. Lindo, lindo :D. Passei um frio do caralho, mas fiquei lá, sentadinha na grade por 2h como se eu estivesse esperando pelo show da minha vida. Não me arrependo. Quase chorei de emoção, e fiquei pensando em como minha mãe adoraria assistir ao espetáculo. Filmei tudinho pra ela! 



Do palácio segui rumo aos museus. O bom de Londres como cidade turística é que a maioria dos museus é de entrada gratuita. 
Eu já havia feito a minha visitinha de beija-flor no British Museum, né? Então os próximos foram Victoria & Albert Museum, Natural History Museum e Science Museum, todos localizados no mesmo quarteirão. Eu não sou muito fã de museus, confesso, especialmente se eu estiver com a coluna em chamas (o que geralmente acontece devido à minha poliesculhambose ortopédica), mas eu achei esses museus até bem interessantes. Aprendi e vi coisas legais! 
Gostei especialmente do V&A, da parte de moda (eu sempre quis ser estilista, gente, me julguem). Então quando eu vi um Chanel original, no sentido de Coco Chanel desenhou e não apenas um estilista random trabalhando para a marca, quase tive um piripaque. 
Gastei um tempo nesses três museus e depois...

Natural history museum
Chanel original!
...me dirigi ao Imperial War Museum
Nós temos um desse em Manchester também, mas sabe como é... a casa é de ferreiro, mas o espeto é de pau. Curti bastante a exposição sobre as alterações sofridas por uma família no período da II Guerra Mundial. Fora que o prédio em si é glorioso! Uma pena que eu já fui mais à tarde, e já estava meio escuro pra fotos decentes. Não consegui ver tudo... mal cheguei lá e o primeiro sino tocou, avisando que o museu fecharia em 15 minutos. 
Mas aqui está o que mais me chamou a atenção nesse museu:


No período da guerra, as crianças eram normalmente enviadas para localidades mais seguras. Essa carta foi escrita por uma filha que estava longe de casa por esse motivo. Reparem na segunda parte da carta, quando ela escreve as seguintes observações: eu ainda não fui atingida por uma bomba, eu ainda não fui asfixiada por gás e eu ainda não fui atingida por uma arma. Tudo com ilustrações! 
Isso meio que mostra como uma situação horrível dessas se tornou relativamente corriqueira, e as pessoas tinham mesmo que dar o seu melhor para continuar a viver apesar de todos os bombardeios e ao horror que estava rolando por aqui. Fiquei em choque com a carta. Quase chorei. 

E do IWM, a ideia era ir para a National Portrait Gallery. No site eu meio que li que estaria aberta até às 9pm, então eu deixei para o final do dia. Mas quando eu cheguei lá vi que só era até as nove nas sextas-feiras. Chorei. Mas a Trafalgar Square, praça perto de onde ficam a National Art Gallery e a National Portrait Gallery é linda por si só. Sentei lá e relaxei assistindo aos chafarizes mudarem de cor! 



Depois de Trafalgar, Piccadilly Circus, só para ver as luzes acesas à noite. Dei uma volta por lá, entrei em algumas lojas, e foi só. Rumo ao próximo ponto turístico...

... a Plataforma 9 3/4!
Mais um lugar que não presta se você não levar um amiguinho. Posei pra foto, mas a menina random que bateu pra mim fez tudo errado. Ficou tudo embaçado, uma decepção :( 


E pra acabar o dia, fui pro shopping de novo, comer um burrito esperto e depois ir pra casa!



Day 5 - Domingo, 17 de Novembro de 2013.
  • Westfield;

Domingo foi dia de ir pra casa... mas ainda assim tem história pra contar.
Acordei cedinho querendo ir bater perna nos parques, mas a preguiça era demais gente. Voltei a dormir e mais ou menos na hora do almoço fui pro shopping fazer hora até 4.30pm (o horário do meu ônibus). Sim, 5h de enrolação...
Quando eu finalmente rumei para a estação e cheguei ao destino, conferi minha passagem para descobrir que não era 4.30pm!!! Era meio dia!!!! Caralho brother, perdi a porra do ônibus! Tive que ir pra fila correndo, rezando pra ter mais passagem, e tinha! Mas tinha pelo triplo do preço :(
Resumindo, minhas passagens que custaram 13 pounds ida e volta, no final das contas foram 13 + 25 = 38 pounds. TRINTA E OITO BETHS!!! Chorei rios de fel, minha gente! A pobreza não tá fácil por essas bandas e eu ainda fiz questão de ser uma asna desse jeito.
Chorei, esperneei no telefone com o namorado, mas né, vão se os aneis, ficam-se os dedos (e as lembranças boas - e as não tão boas assim - de Londres). 
Cheguei em casa podre de cansada às 10 da noite, querendo só pizza e cama. E os tive.

E essa foi minha experiência na cidade da realeza! 
Em breve escreverei um post sobre as minhas impressões subjetivas de Londres... foram muitos sentimentos borbulhando aqui dentro, afinal de contas :) 

E quanto às fotos, se vocês tiverem interesse em ver as que prestaram, cliquem na imagem aqui em baixo, que vocês serão redirecionados para o meu álbum no facebook, tá?


Beijocas, lindos!
xxxxx

2 comentários:

  1. Rayra, sem que essa pergunta não tem muito a ver com o seu post, mas será que você por gentileza poderia fazer uma pesquisa de como uma pessoa formada em medicina e com residência feita aqui no brasil consegue validar e trabalhar ai na Inglaterra ? 37% dos médicos ai são estrangeiros mas não achei nada na internet que fale sobre validação de diploma brasileiro ai ! Se você conseguir me ajudar ficarei grata ! OBS : seu blog é perfeito, cheio de dicas que estão me ajudando muito, beijinhos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar saber! Até porque é interesse meu também! Obrigada pelo prestígio, beijinhos! X

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?