Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

Culinária sem fronteiras: lasanha de berinjela.

E mais uma vez, é post de gordice, pra variar!

Gente, eu tenho cozinhado bastante e experimentado bastante coisa na cozinha esses dias, mas tudo isso tem uma explicação digna: semana de provas. Isso mesmo que vocês ouviram, gente, semana de provas! Ah, mas Rayra, em semana de prova você deveria estudar o dobro e comer a metade, né? É, deveria, mas o santo é fraco e a procrastinação é grande. Qualquer motivo é motivo para dar aquela paradinha nos estudos, e comida é o motivo mais digno de todos!

Então, a delícia da vez é a lasanha de berinjela
E a história por traz desse prato é a seguinte: eu sempre quis comer esse negócio, gente, mas nunca ninguém cozinhou pra mim. E eu nunca fui de cozinhar muito, até que a chamada Era Dilma se iniciou. E principalmente a Era Dilma em exams week. Daí que eu resolvi que não devia ser difícil fazer uma lasanha de berinjela sozinha, né? Sem receita sem nada, resolvi dar corda no motorzinho da criatividade lógica e o resultado foi isso que segue. I shall call it, erm... Rayra's Eggplant Lasagna? lol

Vamos lá? Soltem os cachorros que a Ana Rayra Braga vai ensinar.

Ingredientes:
- Berinjela
- Carne moída
- Molho de tomate
- Pimentão vermelho e amarelo
- Cebola roxa
- Alho, pimenta preta, sal, ervas
- Queijo 

Modo de preparo: 
1) Cortem a berinjela em fatiazinhas bem fininhas e as deixem de molho em água (pra amaciar e tirar o amargo da casca) enquanto você parte pros outros passos.


2) Cortem também os pimentões e cebolas. E alho, se vocês não usarem o lazy garlic como eu, rs.
3) Ralem o queijo todinho. Quanto mais queijo melhor, Brasil! Ou mandem alguém fazer isso por você, como eu fiz. 
Apresentando meu mucamo lindo housemate ucraniano, também usado como cobaia para experimentos gastronômicos, Illy. Illyndo pros íntimos. 
OBS.: segurem essa ovulação, meninas, ele é gay. 

Rala, ordinário! Tudududu pá! 
4) Com toda a prep feita, partamos pra carninha. Preparem a carne moída como se fosse um simples molho à bolognesa, do jeito que vocês preferirem. Eu, pessoalmente, gosto de por um montão de alho, cebola e pimenta preta na carne. Depois de frita, é só colocar todo o molho de tomate e acertar o tempero com sal. É possível que precise de um golinho de água e/ou leite (sim, leite) no molho, pra dar mais caldinho pra lasanha. Confiem nos seus instintos!

5) Ok, berinjela de molho, legumes cortados, molho a bolonhesa preparado e queijo ralado. Chegou a hora mais divertida: a montagem! 
Peguem um pirex de vidro (ou seja lá o que você tiver em casa que permita a confecção de uma lasanha. Deus sabe que em casa de estudante, até lata de milho é capaz de virar copo), e daí é só soltar a imaginação! A única regra que eu tive foi: começo com berinjela e término com queijo. No meio caminho, minha gente, é só ir distribuindo os ingredientes em camadinhas! 
As minhas camadas ficaram assim: berinjela > molho > pimentões > queijo > cebola > molho > berinjela > molho > queijo > tomatinho cereja pra enfeitar. Por cima ainda joguei mais pimenta e ervas finas.



E daí é forno, moçada!
Se vocês me perguntarem quanto tempo, eu respondo: sei lá! Eu simplesmente deixei ela lá pelo tempo do arroz e mais um cadico, e tirei pra comer. A cara dela era essa:

1mmmmmmmm, soltem os cachorros!
Na primeira enfiada de faca eu percebi que ainda estava meio undercooked, então nós continuamos comendo os nossos pedaços, mas o resto da lasanha foi pro forno de novo, temperatura média, por mais uns 20 minutos. Aí o molho começou a ferver e entornar no forno, fazer uma bagunça incrível (yay). Então eu simplesmente desliguei o forno e deixei a bichinha lá, cozinhando no calorzinho até que eu decidi voltar pro quarto. 
Quando eu tirei ela do forno pela segunda vez, a carinha dela era bem melhor, gente, mas daí que eu esqueci de tirar foto. O queijo tinha dourado, tava com aquela casquinha delícia de lasanha mesmo, e os vegetais estavam completamente cozidos, bem macios mesmo. Então, ó, o instinto na cozinha é fundamental! 

E é isso, a gordice foi feita com louvor! Fica a dica procês! 

Até a próxima!
xxxx

3 comentários:

  1. Olá rayra tudo bem ? gostaria de saber se vc irá fazer um post sobre " como exercer medicina na Inglaterra " para nós estudantes de medicina no Brasil que gostaríamos de ir morar e exercer nossa profissão aí ! Desde já agradeço a sua atenção bj

    ResponderExcluir
  2. Adoro os seus posts Rayra! hahahaha Também faço medicina e estou pensando em tentar o csf para a Inglaterra, e o seu blog está sento uma ótima fonte de pesquisa!! Você teria algum email onde eu pudesse entrar em contato para tirar algumas dúvidas?
    P.S: já perturbei no facebook rsrs

    ResponderExcluir
  3. Tô curtindo bastante suas receitas! Acho seu blog bastante informativo :)

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?