Antes de qualquer coisa preciso dizer que já testei algumas receitas para o "prato" em questão, todas me presentearam com saborosas panquecas; mas essa aí embaixo, testada no primeiro dia de 2015 e aprovada por toda a família, me alegrou com as panquecas mais fofinhas, deliciosas e bem-sucedidas de todas!
Obs.: é necessário alertar que sou APAIXONADA por comida/culinária, portanto, não se assustem com os adjetivos exagerados para o assunto em pauta.
Finalmente, A RECEITA!
Rendimento: algo em torno de 8 panquecas de tamanho mediano.
- INGREDIENTES
- 1 xícara e meia de leite de vaca (desnatado ou não);
- 1/4 de xícara de vinagre branco (parece estranho, mas confie em mim!);
- 2 ovos;
- 1/4 de xícara de manteiga derretida
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1/4 de xícara de açúcar cristal;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 1 colher de chá de bicarbonato;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de essência de baunilha.
- MÃOS NA MASSA
- Em uma tigela razoavelmente grande coloque o leite e o vinagre: deixe de lado por uns 5 minutos (o tempo que leva para o leite "azedar" - do not fear! - é isso que vai deixar as panquecas fofinhas);
- Em outra tigela combine: farinha, açúcar, fermento, bicarbonato e sal.
- Misture os ovos, a manteiga derretida e a essência de baunilha com o leite "azedo";
- Junte os ingredientes secos aos molhados;
- ATENÇÃO: nesse momento deve-se tomar cuidado, se você misturar muito, a massa vai ficar líquida demais e ao colocar na frigeira ela vai se espalhar toda - o ideal é misturar até que os ingredientes secos e molhados se integrem, mas não é necessário que a massa fique completamente homogênea;
- Unte uma frigideira (preferencialmente anti-aderente- facilita a vida) com manteiga (usando papel toalha mesmo) e a aqueça em fogo médio; coloque 1/4 de xícara de massa na frigideira e novamente, ATENÇÃO - quando bolhinhas surgirem na superfície da panqueca e as bordas começarem a ficar marrons é hora de virá-la com uma espátula - sem medo! Eu, mesmo sendo super desastrada, consigo. Deixe o outro lado ficar marrom e... PRONTO!
Como no Brasil é difícil achar maple syrup, me acostumei a comer panquecas com mel e frutinhas picadas. Fica uma delícia! Manteiga também é uma boa pedida - por lá (EUA) eles geralmente colocam manteiga e syrup. Você também pode chutar o balde e passar nutella, leite condensado e afins!
Sr. Thomas e as panquecas (baby brother... not so baby anymore)! |
Primeira coisa que pensei: ameei a receita. Segunda coisa que pensei: ruuuuuuuivos. <3
ResponderExcluirAdorei! Vou testar com certeza! Espero ver muitos outros posts sobre. Beijos
ResponderExcluir