Hello, mates!
Então, quem acompanha essa onda de blogs de "CSFistas" já percebeu que o assunto da vez é o visto. Bom, já era de se esperar que eu começasse a série "Applying for a Visa" mais cedo ou mais tarde, certo?
Não sei se vocês se recordam, mas em algum post passado eu disse que eu só poderia dar entrada no visto quando faltassem exatos 3 meses para o início das minhas aulas (percebam, 3 meses para o início das aulas e não para a viagem propriamente dita!). E adivinhem só que dia é hoje?! Isso aí! Hoje, dia 23 de junho, faltam exatos 3 meses para o início das minhas aulas na University of Salford, cursando Human Biology and Infectious Diseases! E sem mais tardar, aproveitando que hoje é domingo e eu não tenho provas por perto (amém!), eu comecei a preencher as paradinhas online (e como toda boa blogueira, tirei print de todo o processo inicial pra floodar esse post com figurinhas).
Muita gente já tinha feito essa parte inicial da application. Muita gente já sabe de cor e salteado o que fazer nos próximos passos. Muita gente já tá com meia vida andada. Não eu. Obviamente que eu quis deixar toda a emoção para ser vivida em tempo real com vocês (ok, ok, quase real, visto que eu já finalizei a primeira parte da inscrição e falta só fazer o pagamento agora). Mas point is, antes de começar a descrever as etapas, eu só queria deixar claro que tudo o que eu fiz aqui foi por instinto, e não seguindo tutoriais e afins. Então eu realmente não sei se as coisas que eu fiz estão certas. Mas deixo vocês saberem se tudo ocorrer bem :)
1) Entre no site da UK Border Agency e find your way até o formulário de inscrição para um Visto de estudante (Tier 4, se vocês não se lembram). Ou corte caminho clicando aqui.
This is where you should be now. |
De agora em diante, acho que imagens são mais elucidativas que tagarelice. Então eu vou simplesmente enumerar as imagens dos print screens que eu tirei e fazer algum comentário ou outro, contanto que ele seja pertinente, certo? Ninguém aqui é débil mental. Se eu consegui, todos conseguem.
3)
4)
23) E agora é só o pagamento propriamente dito, que deve ser com cartão de crédito internacional :)
5)
6)
Fiquei super em dúvida sobre o Place of Issue, porque pedia Cidade e País, mas não cabia tudo por extenso. Então eu coloquei BRA, porque é assim que eles abreviam o País emissor no passaporte.
Tá vendo que eu marquei ali que não era meu primeiro passaporte? Então, depois dessa tela aparecia uma outra pedindo os dados do passaporte antigo: número, local de emissão e o status atual dele, só que eu esqueci de tirar o print :( my bad! Só que era tudo mais ou menos o mesmo. Só o status que eu marquei "expired" :) No big deal.
7)
Na hora de colocar há quanto tempo eu moro onde eu moro, eu também tive minhas dúvidas. Eles pedem pra colocar anos e meses. Coloquei assim. Espero que esteja ok.
8)
9)
10)
11)
12)
13)
16)
17)
18) Agora você é direcionado para uma página com todas as informações digitadas, pra você conferir tudinho. Tudo revisado, é só clicar em "next".
19) E por fim, surge a página da "declaração", onde você afirma que tudo o que você disse é verdade e que você entende tudo, etc etc etc. Confesso que salvei a página em .pdf, mas como todo bom e velho termo de uso, não ia interferir muito na minha decisão de seguir em frente, então eu li o primeiro parágrafo, assinei meu nominho e pronto. Shame on me.
20) Agora começa o papo sobre dinheiro. Ai meu coração, ai meu bolso, ai ai ai. Pra quem ainda não sabia, taí o rombo que esse visto vai fazer no seu orçamento:
Plux taxes. |
21)
22)
Check and check. |
Foi até aqui que eu cheguei hoje, gente. À medida em que eu for evoluindo no processo, eu venho postando aqui, tá?
See ya!
xxx
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz pra mim, o que você achou desse post?