Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

Applying for a Visa (parte 1).

Hello, mates!

Então, quem acompanha essa onda de blogs de "CSFistas" já percebeu que o assunto da vez é o visto. Bom, já era de se esperar que eu começasse a série "Applying for a Visa" mais cedo ou mais tarde, certo? 

Não sei se vocês se recordam, mas em algum post passado eu disse que eu só poderia dar entrada no visto quando faltassem exatos 3 meses para o início das minhas aulas (percebam, 3 meses para o início das aulas e não para a viagem propriamente dita!). E adivinhem só que dia é hoje?! Isso aí! Hoje, dia 23 de junho, faltam exatos 3 meses para o início das minhas aulas na University of Salford, cursando Human Biology and Infectious Diseases! E sem mais tardar, aproveitando que hoje é domingo e eu não tenho provas por perto (amém!), eu comecei a preencher as paradinhas online (e como toda boa blogueira, tirei print de todo o processo inicial pra floodar esse post com figurinhas). 

Muita gente já tinha feito essa parte inicial da application. Muita gente já sabe de cor e salteado o que fazer nos próximos passos. Muita gente já tá com meia vida andada. Não eu. Obviamente que eu quis deixar toda a emoção para ser vivida em tempo real com vocês (ok, ok, quase real, visto que eu já finalizei a primeira parte da inscrição e falta só fazer o pagamento agora). Mas point is, antes de começar a descrever as etapas, eu só queria deixar claro que tudo o que eu fiz aqui foi por instinto, e não seguindo tutoriais e afins. Então eu realmente não sei se as coisas que eu fiz estão certas. Mas deixo vocês saberem se tudo ocorrer bem :)

1) Entre no site da UK Border Agency e find your way até o formulário de inscrição para um Visto de estudante (Tier 4, se vocês não se lembram). Ou corte caminho clicando aqui.

This is where you should be now.


2) Leia tudo com calma (sem pressa nessa hora), marque a caixinha onde diz "li as informações acima blá blá blá" e clique em "continue".


De agora em diante, acho que imagens são mais elucidativas que tagarelice. Então eu vou simplesmente enumerar as imagens dos print screens que eu tirei e fazer algum comentário ou outro, contanto que ele seja pertinente, certo? Ninguém aqui é débil mental. Se eu consegui, todos conseguem.

3) 

Teve gente que colocou Tier 4 (Scholarship). Outros colocaram sponsored. Eu botei general. Não creio que isso faça diferença no fim das contas.

4) 

5) 
6) 

Fiquei super em dúvida sobre o Place of Issue, porque pedia Cidade e País, mas não cabia tudo por extenso. Então eu coloquei BRA, porque é assim que eles abreviam o País emissor no passaporte. 

Tá vendo que eu marquei ali que não era meu primeiro passaporte? Então, depois dessa tela aparecia uma outra pedindo os dados do passaporte antigo: número, local de emissão e o status atual dele, só que eu esqueci de tirar o print :( my bad! Só que era tudo mais ou menos o mesmo. Só o status que eu marquei "expired" :) No big deal.

7) 

Na hora de colocar há quanto tempo eu moro onde eu moro, eu também tive minhas dúvidas. Eles pedem pra colocar anos e meses. Coloquei assim. Espero que esteja ok. 

8) 
9) 
10) 

11) 

12) 

13) 

16) 

17) 
18) Agora você é direcionado para uma página com todas as informações digitadas, pra você conferir tudinho. Tudo revisado, é só clicar em "next".

19) E por fim, surge a página da "declaração", onde você afirma que tudo o que você disse é verdade e que você entende tudo, etc etc etc. Confesso que salvei a página em .pdf, mas como todo bom e velho termo de uso, não ia interferir muito na minha decisão de seguir em frente, então eu li o primeiro parágrafo, assinei meu nominho e pronto. Shame on me


20) Agora começa o papo sobre dinheiro. Ai meu coração, ai meu bolso, ai ai ai. Pra quem ainda não sabia, taí o rombo que esse visto vai fazer no seu orçamento:

Plux taxes.
21) 

22) 
Check and check.
23) E agora é só o pagamento propriamente dito, que deve ser com cartão de crédito internacional :) 

Foi até aqui que eu cheguei hoje, gente. À medida em que eu for evoluindo no processo, eu venho postando aqui, tá? 

See ya!
xxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz pra mim, o que você achou desse post?