Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Applying for a Visa (parte 2) e demais updates.

Hey y'all!

Então, no último post eu cheguei até a parte onde eu deveria pagar, certo? Como eu não tenho um cartão de crédito internacional com todo esse limite, e nem meu pai ou minha mãe têm, eu tive que apelar para outros membros da família (que por ser muito unida, graças a Deus, foi uma tarefa fácil). Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a duas primas queridas, Paulinha e Lívia, que me ofereceram seus cartões emprestados sem tardar. Família, vocês são foda!

Partindo pros detalhes úteis deste post, pra quem não sabe (apesar de já estar escrito na parte 1), o Visto para estudante no Reino Unido, Tier 4, custa a bagatela de 492 dólares, e só pode ser feito online, por cartão de crédito ou pré-pago internacional (VTM). 
Além desse valor padrão, você some ainda as taxinhas do cartão, que giram em torno de 7% (ou seja, uns 50 dólares, pra arredondar) e as taxas que a gente tem que pagar lá no Visa Application Centre (VAC), para emissão das fotos e pagamento do Sedex (pros seus documentos originais, passaporte e Visto voltarem pra você). A taxa das fotos é R$ 15,00 e Sedex vai variar de onde você mora. 
Então não se esqueçam de levar um cartão de crédito/débito ao VAC, no dia agendado, para pagar essas demais taxinhas, sim? 

Bem, com minha application paga, eu pude agendar uma visita a um dos VACs (Rio, SP ou Brasília), para terminar o processo de emissão do Visto. Nessa hora você vai precisar de alguns dados pessoais, como nome completo, passaporte, documentos e pá. E também aquele número que você recebeu quando deu entrada no Visto. Por favor, não esqueça  de anotar esse número. 
Gente, a marcação da visita ao VAC não é nem de longe tão atribulada quanto à marcação do IELTS ou da visita à Polícia Federal para a emissão do Passaporte. O processo é obviamente online, como os demais, mas tem um milhão de datas e horários disponíveis. Por exemplo, eu entrei no site para marcar ontem e haviam vagas para hoje e para todos os próximos dias, em uma ampla sorte de horários partindo de 08:20h até 12h (isso, é claro, disponíveis para o VAC de minha escolha, o aqui do Rio de Janeiro). Como eu tenho prova semana que vem, e vou viajar pra casa na outra semana, marquei a minha visita ao VAC para a outra semana!

E o que exatamente eu tenho que levar para essa visita? 
Resposta é simples e até meio óbvia: todos os documentos exigidos! E quais seriam eles? 
  1. Visa Application Form (VAF) impresso e assinado: é o mesmo formulário que você preencheu online. Eles solicitam que a gente imprima ao final da inscrição e assine ao final.
  2. Appendix 8 preenchido: você pode pegar aqui.
  3. CAS
  4. Carta de benefícios
  5. Certificado de proficiência em inglês
  6. Histórico escolar em português
  7. Histórico escolar em inglês
  8. Passaporte
E algumas observações importantes:
  • Todos os documentos devem ser ORIGINAIS e devem vir acompanhados de uma CÓPIA. Sim, você deverá entregar os dois, em um envelope. Após a análise minuciosa e emissão do Visto, o VAC te manda por Sedex todos os originais de volta. 
  • Os históricos escolares, em português e em inglês, devem ser EXATAMENTE OS MESMOS da inscrição inicial na plataforma do CSF, UUK, etc. 
Confesso que o meu histórico em português já não está mais comigo, o que me deixou levemente surtada de ontem pra hoje. O coordenador do CSF na minha universidade pediu há alguns meses que nós entregássemos um histórico a ele, e eu, por pensar que não mais precisaria do meu, entreguei a via original. Mas já liguei pro gabinete dele e eles encontraram e separaram o meu documento lá, então sem mais pânico. Semana que vem vou buscar e vai ficar tudo bem!

Agora partamos às notas finais deste post, sim?

- Primeiramente, yay alguns amiguinhos já chegaram a Manchester por conta do PSE e estão nos passando as notícias/matando nossa curiosidade! Tô morrendo de ansiedade pra quando chegar a minha vez!
- Estou quase fechando o seguro saúde já! Quando estiver tudo certinho eu posto aqui!
- Enviei os documentos pedidos para a emissão do cartão pré-pago internacional pela HOYA. Quando houver alguma resposta, também posto aqui.
- Operação "UK like a diva" está funcionando, finalmente! 2,5kg e 2cm de cintura a menos, 2cm de coxas e panturrilhas a mais e OS BRITS QUE ME AGUARDEM!
- Comprei um trench coat preto lindo na Aquamar por maravilhosas 60 dilmas! Meninas, corram!
- A Libra está caindo! Yay!!!

E agora chega de papo que eu tenho que mover a minha vida, amiguinhos!
See ya!
xxx

4 comentários:

  1. Descobri seu blog na sorte aqui, achei bem legal.

    Também vou para a terra da rainha nessa chamada do CsF e também estou no processo de tirar meu visto.

    Aliás, aproveitando aqui, você já chegou a preencher todo o seu Appendix 8? Eu estou com várias dúvidas a respeito de alguns campos, será que você não saberia me responder? :P

    Obrigado, e continue postando! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe, que vergonha! Desculpa pela demora!!!
      Eu fiz um post só pro Appendix 8, espero que tenha sido a tempo pra te ajudar!
      Eu que agradeço! :)

      Excluir
  2. Rayra, tdo bm? me ajudando demais com esses posts..
    Esse Appendix vc imprime e faz à mão e depois xeroca?
    E eu não tenho mais o mesmo histórico que mandei pro UUK, mandei fazer outro na facul e traduzir outro. Eles conferem com o UUK pro visto? To com medo pra caramba!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Que bom que eu sou de alguma ajuda :)
      O Appendix você imprime e preenche, mas não precisa xerocar a menos que você queira uma cópia pra você.
      Eu passei pelo mesmo perrengue com o histórico e fiquei com o cu na mão... mas deu tudo certo. Também tenho amigos que usaram histórico diferente e não tiveram problema com a inscrição. Então, acredito que você possa soltar a respiração, hahaha!
      Boa sorte com a application e te vejo no uk!!!
      x

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?