Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

Minha tatuagem.

Oi, lindxs!

Algumas pessoas vieram me perguntar, ainda na Inglaterra, sobrea minha tatuagem. Pois bem, hoje eu vim contar toda a história dela.

Eu SEMPRE quis uma tat. Desde pelo menos os 16 anos eu venho acumulando ideias e mais ideias de rabiscos pelo corpo e, quando eu fui aceita para o CSF eu tinha certeza de que voltaria da Inglaterra com um desenho de "souvenir". Demorei, demorei... mas em julho desse ano, eu finalmente tomeu coragem e fiz! 

Foto da minha andorinha linda tirada no mesmo dia (na mesma hora) em que eu fiz a tat. 
Então. A ideia de uma andorinha não surgiu 100% consolidada na minha cabeça. A única certeza que eu tinha é que eu queria um pássaro, por dois motivos principais:
1) Meu poema favorito:

Acho que todo mundo que é brasileiro e minimamente incluído no mundo digital já leu o famigerado Poeminha do Contra. Vocês podem não saber que esse é o nome do poema. Que quem escreveu foi Mário Quintana. Mas vocês já devem tê-lo lido...

"Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!"

Eu, particularmente, sou apaixonada pela simplicidade e força dessas palavras. Basicamente ele te diz: "Cara, f**a-se essa galera recalcada que te puxa pra baixo! Você foi feito pra voar sobre todos esses obstáculos! Cê é pássaro, guria, voe!" 
E essas palavras tiveram especial significado justamente quando eu estava no meio do meu processo de inscrição para o CSF, por motivos bem pessoais. Mas resumindo: felicidade alheia incomoda, e vocês sabem como é, né?

2) Meu amor por viagens:

Quantas vezes durante esse intercâmbio e durante a minha vida eu desejei ter asas. Asas que me levassem a quaisquer lugares que eu ousasse sonhar. Bom, de certa forma o CSF realizou meu sonho e me deu asas. Queria representar essa bênção, e por que não desenhando um pássaro no meu corpo.

A partir daí foi trabalhar nos pormenores dessa tatuagem, que teria um pássaro em seu design. Dentre as minhas ideias, havia: 

- Incluir um pássaro entremeio a muitos dandelions, o nosso dente-de-leão, já que mais pro final do meu intercâmbio, durante a primavera europeia, em todo canto havia dandelions e/ou o frufru que sai deles. Tirei muitas fotos e ainda fiz um poeminha, que vocês podem ler aqui.


Eu e minha paixão por dandelions.
- Tatuar um pássaro que representasse bem a Europa: uma magpie. Quem já foi à Europa tanto pra morar como pra visitar já deve ter visto esse pássaro lindo, primo dos corvos, de plumagem branca, preta com tons de azul. É lindão mesmo, e eu considerei fortemente tatuá-lo... até me tocar do significado. Magpie é um bicho ordinário, interesseiro e frívolo. Rouba tudo que é coisa brilhosa que encontra pelo caminho e leva pro ninho. Enfim, é um bicho cafajeste e eu não queria isso representado em mim (por mais lindo que seja).

Magpie: bonitinho e ordinário.
- A tatuagem da Amy. Bom, eu sou super fã da Amy Winehouse. Tudo bem que ela era louca, drogada e despirocada, mas ela tinha personalidade e eu quase morri com a morte dela. Um dos meus grandes arrependimentos foi o de não ter ido no show dela quando ela foi ao Rio, mas enfim. Uma das tattoos dela era um pássaro (muito mal desenhado) com os dizeres "Never clip my wings". Eu não copiaria a torto e a direito (até porque, como eu disse, era uma parada bem escrotamente desenhada), mas eu tomaria isso como base e estilizaria uma tat similar pra mim. A ideia desandou nem sei por quê... 

<3
- Por fim, um amigo me disse: "por que você não faz um swallow?" Até então eu nem sabia que swallow era andorinha, mas eu sabia que ela era o pássaro dos viajantes. Que a tatuagem de um swallow on the left shoulder era a marca de quem curtia uma viagem. Até então tudo lindo, né? O problema é que essa tatuagem é mó comum, e eu não queria uma coisa que todo mundo tinha... 

Mas aí é que entra um bom profissional! 

Eu fiz a minha tatuagem no Manchester Tattoo Emporium, em Manchester (óbvio), com o artista Magik Essa aqui é a página deles no FB. 

O processo foi mais ou menos o seguinte: cheguei lá em um dia impulsivo e marquei um horário pra próxima segunda. Eu tive que dar mais ou menos o tamanho, local e ideia da tat, que no meu caso seria a andorinha em preto e branco (não queria cores de jeito nenhum), em cima da minha escápula esquerda, e eles me deram o valor. Eu tive que deixar £20 de entrada, pelo agendamento. 
E escolha do local não foi pelo significado somente... eu queria escolher um lugar que eu não visse com frequência em meu próprio corpo, e que não sofresse alterações bruscas com as variações de peso (hello, efeito sanfona!). E outra: também não queria que fosse em um lugar que se alterasse com gravidez, por exemplo as costelas ou barriga de modo geral. A escápula foi uma solução supimpa.

Chegando lá no dia é que eu e o artista fomos decidir o design final. Cheguei lá cheia de ideias que foram completamente desconstruídas hahaha. Depois que eu disse que queria um swallow, ele simplesmente jogou no Google (!!!), a gente escolheu uma imagem juntos, decidimos o tamanho e ele imprimiu pra fazer uma arte por cima da imagem. Assim, na hora. Artista é artista, né? E eu fui bem corajosa também, porque, vejam bem, a imagem escolhida foi essa: 


Que é uma parada, ao menos aos meus olhos, bem diferente do resultado final (que é muito mais lindo, modéstia à parte). Quando ele finalmente chegou com o decalque, eu simplesmente sentei lá e deixei o Magik fazer a mágica dele, rs. 

Todo o processo (desde escolha do desenho à tat finalizada) durou umas 4h e, sim, foi feita em apenas uma sessão. Se doeu? Não... apesar de dor ser um aspecto bem subjetivo, já que cada indivíduo tem um limiar diferente pra dor. No meu caso, não. Senti uma agulhada mais forte aqui ou ali, mas de modo geral foi uma dorzinha até bem gostosa. Saí de lá já querendo fazer mais! 


 

As recomendações dadas a mim foram as básicas: bepantol, plástico filme, evitar água e sol, não coçar, etc. A minha cicatrização foi super de boa. Em menos de uma semana a tat já tinha descascado e cicatrizado completamente.

Pra quem anda curioso, o valor que eu paguei foi £165 no total. Foi caro? Foi. Mas acho que sendo uma parada permanente no seu corpo, você tem mais é que gastar o suficiente pra fazer algo com alguém muito bom e que não deixe você morrendo de arrependimento depois. Eu sei que eu não me arrependo de ter gastado metade da minha bolsa com isso, porque no final das contas, eu sou completamente apaixonada pela minha tat. Morro de amores mesmo. 

E é isso, gente. Se vocês tiverem mais alguma dúvida, ou caso queiram perguntar mais coisas, sintam-se livres para deixar um comentário aqui em baixo!


Beijocas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz pra mim, o que você achou desse post?