Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

Retrospectiva CSF: mês a mês com foco nos quilinhos do intercâmbio.

Oi, lhendos!

Então, hoje eu vim cá fazer uma retrospectiva mês a mês do meu ano de CSF, a aproveitar pra bater um papo sobre uma parada que assombra a cabeça de muito pré-intercambista (e intercambistas propriamente ditos também): os quilinhos do intercâmbio. 


Talvez as meninas se identifiquem mais com esse meu post que os meninos. Mas eu falo por mim, sim? Acho que o meu maior medo de ir pra Inglaterra passar um ano era o tanto que eu ia engordar. Parece fútil, mas insegurança com meu corpo é um mal que me assola desde que eu me conheço por gente. Passei por períodos magros, períodos gordos, períodos com transtorno alimentar e, finalmente, tinha chegado a um patamar de período "saudável". O prospecto de sair do meu ciclo saúde e cair de novo em um período doente era aterrorizante. Mas é claro que eu não ia desistir da viagem da minha vida por uns quilinhos futuros, né?

Mas então, respondendo a pergunta do título do post, baseado na minha experiência pessoal: os quilinhos do intercâmbio existem sim senhores. Especialmente se você tem uma tendência à gordice, que é claramente o meu caso. Imagino que os magrinhos que lutam tomando whey e malhando freneticamente pra ganhar peso acabem emagrecendo, Mas enfim, o blog é meu e eu vou falar de gordura. 

Então, por questões informativas, vou exemplificar a evolução dos quilos ganhados em imagens. Perdão se alguma das minhas fotos ofenderem os leitores queridos. Lembremos sempre que a beleza vem em todos os tamanhos! Vamos lá?

1) Pré-UK, pré-dieta


Antes de ter colocado na minha cabeça que eu queria ir pra Inglaterra, eu estava assim, com 72kg e relativamente feliz. Quando eu decidi ir, decidi também começar academia e uma alimentação mais saudável. Isso foi mais ou menos em abril (essa foto foi tirada em fevereiro de 2013).

2) Pré-UK, pós-dieta



Então no início de maio eu entrei na academia e comecei a dieta. Muito spinning e aeróbico depois, foi assim que eu fiquei em agosto de 2013: com 68kg estáveis. Digo estáveis porque eu cheguei a 65kg, mas sabe como é dieta, né? A cada kg perdido, você precisa manter por 1 mês pra estabilizar. Então os meus 65kg foram embora super rapidinho depois que eu parei de me exercitar. 

3) Primeiras semanas de UK: o emagrecimento ansioso.



Assim que eu cheguei na terra da rainha, eu tive um período de emagrecimento ansioso: eu não tinha fome, só queria saber de conhecer conhecer conhecer andar conhecer. Essa fase durou no máximo umas duas semanas, e eu dei uma emagrecida de uns 2kg nessa época. Como eu disse, foi um emagrecimento instável. Logo logo eu engordei. 

Daí em diante foi só por água abaixo. Vou postar fotos mensais aqui pra vocês, de Outubro em diante, de acordo com os pesos que eu me lembro ter tido.

Setembro 2013

Percebam que eu ainda estava ~magrinha. Atentem pros braços e a bochecha, principalmente. 

Turistando na Chinatown.
Com o Augusto, CSFer talentosíssimo que acabou de lançar o álbum Cachalote. Cliquem aqui pra verem a página dele no Facebook!
Primeira freshers party, na Tiger Tiger, com a Kezia. 
Outubro 2013

Em outubro eu já estava de 68 pra 69kg, então não é um senhor aumento né? Mas eu me lembro bem que ao final da minha daytrip pra Liverpool (vide foto), eu vi as fotos da câmera e chorei feito uma criança. Sim, chorei alto e com soluços de bebê porque eu me achei gorda. Like I said: probleminhas. Hoje em dia olhando as fotos desse dia, eu quero voltar no tempo pra me dar uns tapas na cara. Aff.
No Etihad Stadium, muito bem acompanhada, assistindo Man City vs Bayern de Munique pela Champions League.
68-69kg, em Liverpool.
Novembro 2013

Em Novembro eu fui pela primeira vez a Londres, e fiquei lá na accommodation do meu amigo Arthur, que estava na University of East of London. Me lembro bem que depois dos meus dias lá (acho que foram uns 3), eu cheguei em casa, me pesei e estava com 69kg. So far, so good.

Com o Arthur, na UEL.
No Xmas Market em Manchester <3
Dezembro 2013

Em dezembro, lá pelo natal, eu sei que já tinha chegado nos 70kg ou mais. Acho que estava entre 70 e 71, e não preciso dizer que já estava querendo morrer. 

Eu e o ex-boy no almoço de natal.
Eu (bochechuda) e melhor amigo gay na nossa night out, pra comer xuxiiiiii! 
Janeiro 2014

Foi quando eu fiz minha viagem pra Irlanda, e minha primeira Eurotrip. O que aconteceu foi que nos 15 dias de viagem que eu fiz, eu emagreci consideravelmente e fiquei toda feliz. Acho que eu cheguei nos 69kg de novo. Talvez 68. 

Assim eu estava no início da viagem em Portugal, primeiro país.
Aqui já na Espanha, um pouco mais magra. 
No Louvre!
Fevereiro 2014

Meio que me mantendo nos 70-71kg em fevereiro. 

Valentine's Day.
Cozinhando cachorro quente a la brasileira e pão de queijo pros meus machos.
Abril 2014

Abril foi quando eu fiz a minha viagem com a minha mãe e minha irmã, e aí foi só Jesus na gulodice. Viajar com família é gostoso, mas quando são 20 dias na estrada rola um estresse básico... muito McDonalds e porcariada depois, eu engordei uns bons 2 ou 3kg nessa viagem, e não consegui emagrecer depois. :( Eu culpo a Itália. Malditas pizzas e gelattos. 


Bruxelas
Veneza
Maio-Agosto 2014
Como eu disse, não consegui emagrecer. Aliás, foi só piorando. Sei que eu cheguei a 75kg entre Maio e Agosto, e bem no finalzinho tentei fazer uma dieta e voltei pra 73kg.

Bochechões em Maio, do lado de fora do teatro, esperando começar a última peça que eu assisti: Last Days of Troy, com a linda Lily Cole (que canta muito mal, por sinal).

Junho, na abertura da Copa.
Assistindo ao Jogo Brasil x Chile no Footage, em Manchester. Nessa época eu já tinha terminado (há algum tempo), e tem umas fotos ma-ra-vi-lho-sas em que eu tento seduzir um chileno gatinho (e falho miseravelmente), Mas nem a caral*a eu compartilho.
Essa eu tirei no dia em que eu fui fazer meu piercing, também em Junho, e representa bem a neura da pessoa. Eu já estava me sentindo um lixo considerável. "Take your meds. Shut up. You are not ugly nor fat."


Nessas fotos aqui eu estava me arrumando pra ir pro cinema com um gatxeeenho que eu tinha conhecido na balada. Claro que também tem história pra contar, e tem é muita (e ela envolve o cara tendo amnesia alcoolica e dormindo no cinema). Mas fato é que eu estava doente essa semana, tão doente que não conseguia me alimentar (sim, pra isso acontecer comigo eu tenho que estar DOENTE em caixa alta). Tava com uma auto-estima ótima.

Saint John's party.
Brazil x Colômbia, no Footage.
Fazendo a tat, no Manchester Emporium Tattoo <3 Beleza renascentista!
Dando um rolê em MCR, trabalhada no look de Pocahontas renascentista.
O último churrasco, quando a gordinha largou a câmera pra fazer gordice.
Mojitos?! Eu ouvi mojitos????
E foi assim que meu ano se passou, gente. As últimas fotos são as das últimas semanas, em Agosto, mas eu não consigo encontrar de jeito nenhum no meu computador. Vou procurar depois e atualizo o post, tá?

É preciso ressaltar que eu não acho um corpo gordinho feio em nenhuma hipótese. Eu luto todos os dias pela auto-aceitação, mas tendo meu histórico de distúrbios sempre foi difícil me aceitar como uma pessoa maior que a média.

O meu ano de Inglaterra foi essencial pra eu reconsturir a minha auto-estima perdida, e eu sou muito, muito grata por isso. Foi essencial também pra eu aprender a separar uma vida magra de uma vida saudável. Eu não era saudável, e isso refletiu no meu corpo. Quando eu cheguei no Brasil, a primeira medida foi retomar os meus hábitos saudáveis, muito mais que retomar o corpo que eu tinha antes (que nunca foi ~fitness~, diga-se de passagem). O que veio foi consequência. 

Saúde >>>> magreza. Todos os corpos são lindos, contanto que sejam saudáveis! 

Eu sei que esse post destoou um pouco dos objetivos do blog, mas espero que vocês tirem algum proveito dele! Em breve eu posto mais sobre as mudanças nos meus hábitos de vida pós-regresso ao Brasil, e todas as mudanças refletidas no meu corpo também!

E deixo de recomendação esse perfil do Instagram aqui, ó, que é de uma gringa anti body shaming lindíssima! 


Beijocas, galera! E um Feliz Natal, Feliz Ano Novo, Feliz Feliz Feliz!


2 comentários:

  1. Rayra, sei que não adianta muito falar porque a gente vê os kg (e até gramas) a mais né, mas você está ótima em todas fotos, muito linda mesmo =) ri muito com a história do chileno hahaahahhahaaha minha dúvida é sobre academias, não é um hábito comum por aí? estou indo pelo próximo edital e tenho fortes tendências a engordar, mas gosto de puxar um ferro e suar na academia haha mas vejo pouca gente falando de preços e dos esquemas no UK... obrigada, adoro seu blog ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Amanda! Mente feminina é foda mesmo, né? Mas muito obrigada <3 <3
      Olha, até onde eu sei, todas as uni britânicas têm algum plano especial pros universitários em academias. No meu caso, na uni of salford, tinha uma academia da propria universidade, e pra quem morava nas accommodations da uni (o meu caso, por ex), a gente só tinha que pagar uma taxa anual de 20 libras pra usufruir. Tinha piscina, sauna, aerobico, anaerobico, quadras, etc. Eu não fiz porque sou fanfarrona mesmo, mas bem paguei a taxa.
      Beijos!!!

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?