Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como tudo começou?

Minha história com o CSF começou quando dois colegas (David, Joujou! Saudades!) da minha classe foram aceitos no edital de setembro/2012, para a Espanha. Naquela época eu honestamente não fazia uma puta de uma ideia do que era esse programa, não tinha interesse em fazer intercâmbio e nem me julgada apta o suficiente pra fazer um, na realidade. Um desses dois moços que foram me falou da viagem e meio que me incentivou a tentar também. Confesso que fiquei animadinha por um tempo considerável, mas eu teria que fazer a prova de proficiência, passar, esperar o edital novo abrir... bom, muito trabalho, né? 

Ainda tinha a problemática de que eu nunca fiz curso de inglês e morria de vergonha de falar em inglês em público. Tudo o que eu sabia (e o que eu sei) foi aprendido com seriados, músicas, filmes... esse tipo de coisa. Não achava inteligente gastar um super dinheiro com um IELTS ou TOEFL pra não tirar uma nota adequada. Desisti. 

Desisti em partes, mas a partir de então eu comecei a buscar esses sites de relacionamento onde as pessoas praticam linguas, sabe? Omegle, Livemocha, Interpals... até pro ChatRoulette eu apelei algumas vezes (não foi sempre agradável, risos). Eu precisava melhorar meu inglês, gente! Indo ou não pra fora, é uma vergonha não ter coragem de se comunicar com pessoas de outras nacionalidades! Coragem ou aptidão, no caso. Conheci algumas pessoas interessantes, fiz algumas amizades relativamente sólidas, pratiquei meu inglês escrito, falado, ouvido com alguns estranhos, e bom, estava satisfeita só com isso. Já tinha menos vergonha depois de um mês ou dois nesse esquema.

Nunca mais pensei em tentar o CSF. Até que em um determinado dia, algumas coisas fortes aconteceram (coisas que não vêm ao caso aqui, mas que talvez eu conte, um dia :P). E vocês podem rir da minha cara, podem tirar toda a minha pouca credibilidade e jogar fora, mas depois que a coisa aconteceu, eu orei. Eu orei de joelho no chão, chorando e soluçando como um bebê e pedi só uma coisa: um sinal. Se fosse verdade, meu Deus, se fosse pra ser, eu só queria um sinal! Lembro de ter arrepiado tanto orando nesse dia, que eu sabia... eu SABIA que Deus não iria me falhar. Dizem que quando a gente sente esses calafrios é porque tem alguém ou alguma coisa vibrando na mesma frequência que você por perto... nessa noite eu tenho plena consciência que meu guia espiritual estava por perto, me dando força e vibrando junto comigo :) 
Relaxei, dormi, acordei. Na manhã seguinte, eu tive o meu sinal (fico até emocionada só de lembrar). 

Fui pra faculdade logo cedo e um amigo veio falar comigo sobre o CSF. Assim, do nada. 
"Rayra!" - ele disse - "Você não sabe! Fui numa palestra sobre o Ciência sem Fronteiras e a moça disse que está SOBRANDO VAGA pro Reino Unido!!! Eu vou tentar! Já paguei o IELTS!" 
Cara, sabe quando você sente o seu coração parar por um segundo ou dois? Foi isso o que eu senti. Na noite anterior tudo tinha acontecido, menos de 24h depois eu tive um sinal como esse. Eu precisava tentar! Deus estava me dizendo claramente que meu futuro era no Reino Unido! (Tá, tá, uma pequena pausa aqui. Eu sei que pode estar parecendo bem ridículo isso de eu ter certeza que era um sinal, que eu iria, que tava tudo certo, mas pra mim foi isso. Na minha oração eu fui clara. Eu me arrepiei. Minha fé não me engana, eu orei, eu pedi, eu obtive. Mesmo não sendo a pessoa mais religiosa do mundo eu tenho plena consciência de que quando é da vontade de Deus, as coisas acontecem naturalmente. E estava acontecendo!)

Ah, gente, me deu a louca nesse dia! Saí correndo atrás de links pra teste de proficiência, intensifiquei meus estudos no inglês, comuniquei minha mãe da minha decisão... corri atrás! Minha história começou nesse dia! 
E o melhor de tudo, esse não foi o único sinal que eu tive!

Alguns dias depois, eu, que sempre fui curiosa sobre todos os tipos de cultura e religião, resolvi visitar um Centro de Umbanda. Por favor, gente, não venham com mil pedras na mão... não sejam ignorantes e, por favor, não julguem uma cultura sem ter a menor ideia do que se trata. Pedantismo não é bem-vindo neste recinto. Fui no Centro só mesmo para conhecer o lugar e conversar com um dos famosos Pretos Velhos. Tá, confesso que eu também estava morta de curiosidade para saber qual era o meu Orixá de cabeça, mas eu não pretendi perguntar isso pro vô.
Quando chegou a minha vez de consultar, tive alguns momentos bem legais batendo um papo sobre religião. Recebi algumas orientações, como a que eu deveria andar sempre com uma medalha de Santa Rita de Cássia comigo e, no final, ao me despedir, ele me fez uma última pergunta e me chamou de "filha de Oxum". Meu Orixá de cabeça!

Chegando em casa, claro que eu fui dar a louca do Google e pesquisar tudinho sobre Oxum, né. Descobri então várias características sobre o que seria a minha personalidade na Umbanda, e vi que o dia da entidade era dia 8 de dezembro. E adivinha só qual foi a única data disponível quando eu fui marcar meu IELTS?! Aham, 8 de dezembro.

Eu sei que pra maioria de vocês isso é só uma coincidência. Mas pra mim é destino, gente, é sinal!
E tanto é que está se tornando realidade... e eu mal posso esperar!

Great, great times are coming!
(Na ansiedade pela lista oficial! Ai ai ai, CNPq! Solta o deferimento, solta!)

Beijos, e até breve (espero) com a confirmação de tudo isso!

5 comentários:

  1. oi, me inscrevi no Ciência Sem Fronteiras recentemente sai em busca de blogs como o seu e ele foi um dos primeiros a aparecer. Primeiro de tudo quero te parabenizar pelo blog e pela bolsa. Segundo, achei esse post em particular muito interessante, pq eu sou da Umbanda e tbm acredito nessa coisa de sinais e cara, eu tenho recebido uns sinais bem intensos tbm. De fato, achei que seu texto foi um deles, pq tbm sou filha de Oxum. hahaha. Meus parabéns, to adorando ler seus depoimentos.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, que legal!! Brigada :)
    Tomara que você consiga a bolsa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rayra,

    queria te dizer primeiro que é uma delícia ler esse seu blog, você escreve de um jeito muito agradável de ler!

    Mas queria te fazer uma pergunta que estou procurando em vários locais mas não encontro em local algum.
    Eu pretendo prestar o CSF no meio do ano para ida em janeiro do ano que vem, e estou um pouco preocupado com o exame de ingles pois, como você, também nunca fiz aulas e estudo por conta própria.
    Sei que tanto para a seleção do próprio CSF quando pra seleção interna das faculdades há uma nota mínima a ser alcançada. No entanto, enquanto essa nota é de 5.5 para o processo do CSF para as faculdades é preciso tirar 6.5 e até mesmo 7.
    Queria saber se essa é uma nota muito dificil de ser alcançada (se possivel gostaria de saber sua nota), e quanto que se tem que estudar para alcança-la (é do mesmo nível que um vestibular, por exemplo?)
    Outra questão é sobre o período de realização do IELTS. Acredito que quando o edital for aberto terá uma enorme procura pelo exame. Isso me preocupa porque pode ser que eles não tenham datas suficientes para a aplicação do teste até a deadline da entrega do resultado para o CSF. Queria saber se você realizou o IELTS antes da abertura do edital do CSF ou se voce marcou e realizou o exame depois da abertura do edital.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ei, valeu pelo carinho <3 Vamos lá:

    A nota não é difícil de ser alcançada (pelo menos não foi pra mim). Eu nunca fiz curso de inglês, mas sempre gostei muito da língua e sempre tive muita facilidade com inglês, então foi só questão de me inserir mais e mais no universo da língua inglesa.
    Eu não estudei muito, mas eu comecei a fazer amizade com gringos pela internet pra praticar o speaking, understanding e writing, me forçar a assistir seriado sem legenda, ler artigos e livros em inglês, etc. Só na semana anterior ao meu teste que eu comecei a praticar escrever redações com o tempo cronometrado, fazer todos os simulados online, etc.
    Minha nota foi overall 7 (reading 8, speaking 7, listening 6.5 e writing 7).
    Se eu não me engano, eu me inscrevi pra prova depois do edital estar aberto, mas a sua preocupação é válida sim. Se você tem certeza que vai tentar o edital, já começa a vigiar as datas do IELTS, lembrando que o resultado sai online 13 dias depois da prova, mas só chega pelo correio depois.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rayra, muito legal sua história, e principalmente a parte de você esperar um sinal de Deus.
    Eu me identifico muito com você nessa parte do inglês, de você nunca ter feito curso e nem nada, e eu digo o mesmo em relação a isso. Semana passada eu comecei a fazer um cursinho de Inglês pelo Inglês sem fronteiras, mais para treinar o meu speaking mesmo. Estou tentando convencer minha mãe a liberar a verba pra eu fazer o IELTS, e espero muito que ela consiga me mandar a grana pra eu agendar o dia da minha prova.
    Esse é o primeiro post que eu leio do seu blog, e pode ter certeza que eu lerei todos, me amarro em blogs deste estilo, ainda mais nesse contexto. :)

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?