Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Passo a passo da inscrição (parte 1).

Dando início à série de postagens de "utilidade pública", vou explicar mais ou menos como foi o meu processo de inscrição no Ciência sem Fronteiras até chegar onde eu estou. Vamos lá?

Você tá decidido: vai tentar o programa de intercâmbio. Já jogou "CSF" no Google, já leu inúmeras reportagens, já perdeu horas e horas no site oficial, já leu relatos, já entrou em três mil grupos no facebook, mas ainda assim tá mais perdido que filho da puta no dia dos pais cego em tiroteio? Oh well, dearie, lucky you! Aqui é onde eu vou contar o passo a passo de todo esse processo e pelo menos tentar esclarecer as dúvidas de todo mundo :D 

1) Inscrição na plataforma do CSF: primeiro de tudo você tem que ficar vigiando a abertura do edital que você quer no site do CSF. No meu caso - Edital nº 123/set 2013 pro Reino Unido - abriu em meados de novembro de 2012. Para se inscrever na plataforma do CSF, você vai precisar de alguns documentos devidamente scanneados, que são: 

Histórico escolar: não precisa ser traduzido ainda, nessa altura do campeonato. Apenas deve ser o histórico mais recente que você tiver, de preferência, mas não obrigatoriamente carimbado pela direção da sua faculdade, que comprove que você está entre 20% e 90% da sua graduação. Digo "não obrigatoriamente" porque eu vi gente fazendo a inscrição sem estar com o histórico carimbado, mas também vi gente tendo problema mais pra frente pelo mesmo motivo. Então, por via das dúvidas, pega o histórico oficial, sim?

Certificado de proficiência em inglês: é o documento por onde você comprova que sabe inglês em um nível aceitável, suficiente pra, bom, você estudar uma matéria de nível superior nessa língua. Pode ser tanto o IELTS quanto o TOEFL. Cada um tem seus prós e contras, eu vou dizer mais sobre eles em um post mais à frente. Tem que atentar só pro fato de que tem uma nota mínima pra você ser apto a participar do programa. Você pode encontrar todos esses detalhes no edital do concurso em questão (POR FAVOR, LEIAM O EDITAL!). No caso do RU, eu tive a ligeira impressão de que eles "aliviam a barra" pra quem opta pelo IELTS, no sentido de que a nota mínima é comparativamente menor e mais fácil de ser alcançada do que a nota mínima do TOEFL. Mas, de novo, eu vou explicar mais disso lá pra frente. 
Esse certificado em específico, você pode anexar após o período de inscrição (claro que também existe uma deadline pra isso, no meu caso foi coisa de um mês após o último dia de inscrições no portal). Então relaxem caso vocês não consigam uma data pra prova que te garanta o certificado dentro do limite da inscrição inicial, no portal do CSF.

Certificado de participação em docência, se houver: no meu caso eu anexei aqui os comprovantes de participação em monitoria, mesmo que todas as minhas sejam não remuneradas. Não sei se era válido, mas eu botei. Não creio que faça muita diferença, entretanto...

Comprovante de bolsa do CNPq e comprovante de prêmio de jovem cientista, se houver: quanto a esses dois, eu não tinha nenhum. Mas se você tiver, é aqui que você anexa.

- Você também vai precisar de preencher um formulário com uma série de dados pessoais básicos, como documentos, universidade, curso, etc. Nada muito assustador ou difícil.
OBS.: Se você já tiver um Lattes cadastrado, facilita a sua vida em 10000%!

2) Homologação pela IES: pronto, tá inscrito? Anexou o certificado de proficiência? Tá tudo lindo? Agora é o esperar o próximo passo: a homologação pela sua instituição de ensino superior. Esse processo varia muito de faculdade pra faculdade... umas são mais rígidas e outras são bem liberais mesmo. Na minha faculdade, a UNIRIO, o processo é bem tranquilo, basicamente todo mundo é aceito. Quanto aos requisitos da homologação da sua faculdade, acho bom você dar uma pesquisada. E como tudo nesse processo inicial,  também existe um deadline pra homologação, mas dessa vez a responsabilidade é por conta da sua universidade. Se você acha conveniente, é válido fazer aquela pressão na galera responsável.

3) E-mail de confirmação de homologação e link para inscrição no UUK: agora que você já fez tudo direitinho, você deve receber alguma forma de confirmação de que a sua homologação foi realizada. Na grande maioria dos casos a faculdade libera uma lista oficial dos homologados no seu devido website. Vigiem!

Bom, a partir de então, e-mails foram enviados pelo UUK (Universities UK, um órgão britânico que meio que gerencia todo esse processo de inscrição no CSF lá no RU) com um link nos direcionando a uma nova plataforma, para uma nova inscrição no processo. Olha, essa parte em específico deu uma mudada do edital passado pro meu, então pode ser que venha a mudar de novo, nunca saberemos. E esse e-mail deixa bem claro que a inscrição no UUK não significa que você foi aceito pelo CNPq (sim, esse papo é bem confuso e brochante, mas eu comemorei de todo o jeito). Acho que com essa deficiência de candidatos com o nível de proficiência adequado, todos os homologados e dentro dos principais critérios de aprovação acabam sendo aceitos para a bolsa. 

4) Inscrição na plataforma do UUK: como eu disse no tópico anterior, no meu edital a plataforma foi mudada. Nós, candidatos ao programa, recebemos um link por e-mail do SWB UK com um link. Por meio dele, foi nos dada a autorização (ou a incubência) de nos inscrevermos na plataforma do UUK. O e-mail foi esse (vou ressaltar algumas partes importantes pra comentar depois):

Dear Student,

Thank you for your interest in applying for a Ciência sem Fronteiras SWB scholarship in the UK. Your proposal has been pre-selected by CNPq¹ and therefore, we are able to consider your application in the next stage of the application process. Please could you follow this link to complete your application to SwB UK: (link)²

Please note that at this stage, there is no guarantee that you will be sponsored by CNPq.³ As stated in the Public Call, the final decision on the approval or denial of your proposal will be announced on the 17th of April.

Agora vamos aos pormenores:

1) "Your proposal has been pre-selected by CNPq": o que isso quer dizer? Bom, quer dizer que numa olhada rápida no seu perfil, o CNPq não achou motivos para indeferir a sua candidatura. Confesso que isso pra mim é só um jeito de te dizer "meus parabéns, a bolsa é sua" mas com a ressalva de poder te dizer "desculpa, mudei de ideia, passa a bolsa pra cá" depois.
Tá, e o que aconteceu?
Aconteceu que alguns candidatos que não receberam esse e-mail, conseguiram o link com os candidatos que receberam e se inscreveram assim mesmo. Depois nós ficamos sabendo que quem fez isso não conseguiu prosseguir com o processo... então, é, o e-mail foi crucial.

2) "Please could you follow this link to complete your application to SwB UK: (link)": esse é o famigerado link que nos direcionou pra plataforma do UUK. O próximo post vai ser só contar como é o processo lá, não surtem!

3) "Please note that at this stage, there is no guarantee that you will be sponsored by CNPq.": é aquela história que eu contei. É só uma cláusula pra não dar merda caso eles decidam não te dar a bolsa. Acho bem improvável, mas mantenham um pezinho atrás pra não chorar muito no cantinho caso isso aconteça.

ATENÇÃO: No nosso edital, nós tivemos 10 dias para receber o link e fazer a inscrição na plataforma!
Mas eu vou deixar o resto desse papo pro próximo post, pode ser? :P 

Beijos e até breve, com a parte 2 desse passo a passo! 

Um comentário:

Diz pra mim, o que você achou desse post?