Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Accommodation: mais um longo processo.

Olá, todo mundo! Quanto tempo, né? (mentira, nem é tanto tempo assim, só 6 dias)
Fiquei meio envolvida com faculdade, viagens e um Fórum de Infectologia que rolou lá em Petrópolis, então não tive tempo hábil pra postar mais coisinhas. Mas cá estou, novamente, a tagarelar acerca do CSF! Do meu processo, especificamente. 

Hoje eu decidi apresentar pra vocês o "castelo": Castle Irwell, a accommodation onde eu e todos os outros alunos intercambistas pelo CSF foram alocados (os que estão indo para a Uni of Salford, obviamente).

Primeiro de tudo, vou contar como que foi o processo da inscrição em uma acomodação (sim, sim, mais um processo incluso neste grande processo que é o CSF... quase um Inception de burocracia).

Tudo começou quando no dia 26/04 a universidade mandou um e-mail gigante por meio da dear Anna, que no meio de várias outras informações, havia o seguinte trecho sobre os alojamentos: 

We have arranged for you to be accommodated in Castle Irwell Student Village http://www.accommodation.salford.ac.uk/page/castle_irwell which is used by many of our Undergraduate Students and again over the next few weeks you will receive e-mail communications about your accommodation, please do follow the instructions in these e-mails and register your name and details for accommodation when requested to do so.

Conforme o prometido, nós - não muito tempo depois, dia 01/05 - recebemos um novo e-mail, com um novo trecho acerca da accommodation, a ser: 

As per my e-mail to you on the 26th of April , our Accommodation office has arranged and reserved a place for you in the Castle Irwell Student Village http://www.accommodation.salford.ac.uk/page/castle_irwell which is used by many of our Undergraduate Students.

(...) You will be able to access your Castle Irwell accommodation from *data*. Please do not arrive any earlier than this as your room will not be ready before this date. 

We would now like you to register and apply for your accommodation at this link https://apply.accommodation.salford.ac.uk/ as soon as possible.

Please do not worry about the allocation of rooms, as soon as we had your acceptance of our offer to study at Salford our Accommodation Team allocated you a room for the length of your time at Salford University, but registering your name on this site at the link above completes the processes and informs the accommodation offices of your intent to arrive.

PLEASE NOTE if at any time you receive automated e-mails from the University requesting payment of fees for courses or accommodation please do not worry, all your expenses regarding accommodation and fees to do with courses are covered by your Science Without Borders sponsorship, it is just that you are in an automated system and you may receive this type of communication from time to time. You can of course contact me at the e-mail above if you have any queries.

Resumindo, por este segundo e-mail, nós recebemos uma data, antes da qual nós não seremos recebidos na accommodation. Essa data é coisa de 2 semanas antes do início das aulas, o que, confesso, deixou um pouco a desejar. Eu poderia partir faltando 1 mês pras aulas, sem problema nenhum, haha. 
Além disso, nos foi encaminhado um link, por meio do qual nós criamos um login e senha para a plataforma das accommodations. Feito o registro inicial, chegou um e-mail automático, no mesmo dia, com a seguinte mensagem: 

Dear Student

Thank you for registering for access to the Accommodation Applications System. Please click on the confirmation link below, beginning with Https:// Apply to complete your registration. Alternatively, you can paste the link into your browser. Once you have completed this process, you can sign in to make your accommodation application.
*link*

Então, clicando neste novo *link*, caíamos em um formulário (mais um? aff, é, mais um) de "application" para um quarto. 
Por Deus do céu, eu não me lembro direito o que tinha pra preencher. Sei que nós tínhamos que optar entre uma "categoria" de estudante (nós éramos exchange students, mas muita gente confundiu e colocou undergraduate student, até porque nós vamos fazer um curso de under, né... mas nem deu merda, ao que me parece), informações pessoais e coisas do tipo, período em que ficaríamos por lá e no finalzinho tinha um campo para observações, onde eu escrevi que, se fosse possível, eu gostaria de ficar com a menor quantidade de brasileiros possível vivendo na mesma casa (até porque eu estou lá pra treinar meu inglês, né, e ver um brasileiro todo dia deve dar uma vontade louca de mandar um "bom dia" que seja...).

Daí, preenchido e enviado o formulário de inscrição para o alojamento, a questão foi esperar (zzZZz ronc). 
E eu esperei, esperei e esperei até dia 07/05, quando FINALMENTE chegou um novo e-mail, com o assunto Accommodation contract. Abrindo, encontrei a seguinte mensagem: 

We have now made you an offer at Castle Irwell Student Village. We know that the booking fee has been successfully completed.

We now need you to complete the final part of the process; which is the acceptance of the terms and conditions of the accommodation contract. We are therefore writing to send you the terms and conditions, listed below:

" Accommodation Contract
" Acceptable Use Policy
" Guest & Visitor Policy
" Cleaning and Hygiene Standards
" Recharge Schedule 

It is important that you read them; the documents are attached to this message:

Once you have read them please write to us at *e-mail* stating the following:

"I (Insert your name) have read and understand the terms and conditions of the accommodation contract 20012/13 and accept the offer of accommodation".

Once you have done this we will complete the acceptance process for you to ensure your room booking is completed.

Fácil, né? Só precisava ler as paradas e enviar um e-mail pra eles com aquela declaração digitada. A questão é: não veio nenhum documento anexo pra eu ler! É, aqueles mesmos, cuja leitura é importante. 
Mas eu OBVIAMENTE caguei um balde na cabeça da cada um desses documentos chatos e mandei logo meu statement, dizendo que SIM, SIM, SIM, EU LI, EU ENTENDI, EU ACEITO, I DOOOOOO!

Se acabou por aí? Não.
Depois deste último e-mail, eu ainda recebi um outro, dia 13/05 só dando a confirmação final e mais algumas orientações. Nada demais, entretanto.
E então eu me tornei oficialmente uma estudante COM TETO britânico! Wooo, emoção!
Eu tinha planos de contar como é Castle (de acordo com minhas pesquisas), mas, porra, olha o tamanho desse post! Fica pra uma próxima, vocês concordam?
Beijocas, então! E até!

Uni of Salford linda.

Um comentário:

  1. Oi! Estou planejando me inscrever no CSF com meu namorado e queria saber se tem como não ficar em alojamento com um bando de gente, procurar apartamento etc... e se você conhece alguém que tenha feito isso.

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?