Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O teste de proficiência.

Como eu já havia dito em uns posts passados, o teste de proficiência é parte fundamental de todo o processo de inscrição no CSF. É com ele que você vai comprovar que sabe inglês o suficiente pra frequentar uma universidade onde as aulas são lecionadas nessa língua, onde as avaliações serão nessa língua, apresentações terão que ser feitas nessa língua, etc. Não é o mesmo que você ir pra um outro país pra passear, sabendo o basicão do "the book is on the table". 
Agora, quais são os testes válidos, quanto eles custam, como se inscrever e como se preparar pra eles? 

Existem dois testes válidos para o propósito em questão: o TOEFL e o IELTS, o primeiro aplicado nos modelos americanos e o segundo, nos britânicos. Cada um tem seus prós e seus contras, pelo o que eu pesquisei. Vou tentar passar a ideia de todos os dois, mas vou acabar puxando mais a sardinha pro IELTS, que foi o que eu fiz, e que é o mais recomendado se você tá tentando o intercâmbio pro Reino Unido. Vamos lá? 


O que é? 
O IELTS (International English Language Testing System), como eu disse anteriormente, é gerido pelo Consulado Britânico. Ou seja, eles dão mais ênfase (pra não dizer toda a ênfase do mundo) na gramática/ortografia/sotaques britânicos. Então, pra galera que quer fazer o intercâmbio para o Reino Unido, esse é o exame ideal (não por eles não aceitarem o TOEFL, mas sim porque eles pegam mais leve na nota mínima exigida se você fez o IELTS, basta dar uma olhadinha no edital).

Como é? 
O exame avalia 4 bandas de conhecimento na língua inglesa: speaking, listening, readind e writing. Cada uma dessas áreas será avaliada em uma prova específica, graduada de 0 a 9 e somadas à sua média final. 
1) Speaking: Geralmente acontece em um dia diferente do resto e é a primeira área que é avaliada, por meio de uma conversa/entrevista com um cônsule legitimamente britânico, ou um brasileiro que trabalha no consulado, treinado para tal. Não preciso dizer que todo o bate-papo será em inglês, né?! Mas é super tranquilinho! Assim que você é chamado, o seu entrevistador já te cumprimenta em inglês. Ele/ela vai te explicar por alto o mecanismo da entrevista e vai começar a avaliação. O teste em si tem três fases, se eu não me engano, e é bem rápido. São feitas perguntas bem gerais e completamente aleatórias. Tem uma parte específica em que é pedido pra você dissertar tudo o que você souber sobre um determinado assunto, durante um período de tempo. 
2) Listening: Agora o que vai ser avaliada é a sua capacidade de entender pessoas falando em inglês. Britânico, óbvio. O examinador vai botar um CD pra rodar, de mais ou menos 30 minutos de duração, que vai ficar tocando direto, sem direito a pausa. Junto com isso, tem um caderno-teste, cheio de perguntas referentes aos diálogos do CD. É ir ouvindo e respondendo na ordem, obedecendo rigorosamente ao ritmo da gravação. O ruim é que não tem fone. Qualquer barulhinho que um dos candidatos faça por fora pode te distrair, e nessa brincadeira horror de resposta é perdida :( 
3) Reading: Dura mais ou menos 1h e consiste em você ler/interpretar alguns textos e responder uns testezinhos referentes a eles. São umas 40 ou 45 questões, se eu não me engano, e são perguntas completamente fora da ordem do texto. A dica que eu dou é: leia o texto INTEIRO antes de começar a responder as perguntas. Não dá certo essa história de ler a pergunta e procurar a resposta no IELTS. Você perderia um tempo precioso.
4) Writing: Também dura 1h. Aqui você tem que escrever dois textos: um descrevendo um gráfico/tabela, com 150 palavras, e outro dissertando acerca de um tema, com 250 palavras. A dissertação tem peso 2, ou seja, melhor caprichar nela que no outro!

Como estudar? 
De modo geral, a chave pro sucesso no IELTS é o controle do tempo! A melhor forma de estudar é praticando com simulados cronometrados! Você consegue achar vários simulados disponíveis online, no próprio site do IELTS ou para download nos piratebays da vida. Também tem uns livros específicos pra praticar à venda (não faço ideia de quanto custa nem onde vende...). E nas medidas mais desesperada$, existem cursinhos próprios pro IELTS nas escolas de inglês por aí. Mas são bem carinhos... 

Mais informações aqui.

Como se inscrever?
1) Antes de mais nada, você tem que saber que o IELTS pro CSF tem que ser na modalidade academic, e não general, ok?!
2) Acesse esse site.
3) Vá até o fim da página e clique em "book online now".
4) À esquerda da tela, selecione data, cidade e modalidade (academic!) e clique em "find".
5) Uma lista de datas aparecerá. Escolha a que mais te apetecer e clique em "apply". Importante ressaltar que se o seu intuito é o CSF, você deve atentar para a data limite para o envio do certificado de proficiência no site! O resultado sai 13 dias após a data do teste, e o certificado chega pelo correio um tempo depois!
6) A partir daí é tudo bem auto-explicativo. Aceite os termos e condições, preencha o formulário e siga as instruções!

Quanto custa?
O valor da prova é padrão, e custa a bagatela de R$ 440,00 (ouch!). Isso é pago por um depósito na conta do Consulado Britânico (eles vão te mandar o número direitinho, fica calma), e deve ser comprovado com a digitalização do recibo de pagamento. 


- Durante o processo de inscrição você ainda vai ter que mandar foto 3x4 recente e identidade scanneados pro e-mail do consulado.
- Como eu disse anteriormente, os resultados saem no site impreterivelmente 13 dias após a data da prova. O certificado original chega pelo correio na sua casa algum tempo depois, e é dele que você vai precisar na hora de mandar pra plataforma do CSF e do UUK.
- As notas vêm divididas por bandas. Cada uma das bandas tem uma graduação de 0 a 9, e no fim eles fazem uma média com todas elas para o seu overall score (também de 0 a 9).

Bom, como eu disse, eu fiz o IELTS. Tudo o que eu sei sobre o TOEFL foi do pouco que eu pesquisei quando eu estava decidindo e o que amigos que prestaram esse teste me disseram depois. Vou ser bem resumida e focar nas diferenças e semelhanças básicas entre as duas provas, ok? E, ah! Tudo o que eu vou escrever aqui diz respeito ao IBT, que é o TOEFL baseado na Internet (também existe o PBT, que é uma prova de papel mesmo). Let's get this started!
- Pelo o que eu sei, a prova também consiste em 4 etapas. A questão é que, diferentemente do IELTS, é tudo feito pelo computador, com fones, com várias pessoas fazendo lado a lado e ao mesmo tempo. No que isso implica? 
1) O speaking é uma gravação. Você grava uns textos pro computador e submete. E é todo mundo falando ao mesmo tempo, então já viu, né? Mesmo que você esteja com fones, pode ser complicado.
2) O writing é digitado. Bem mais fácil, eu acho :P 
3) O reading é no computador, o que pode ser mais chato, mas pelo menos as perguntas são na ordem do texto. Dá pra ler as questões primeiro e ir procurando as respostas, tranquilamente. Mas também é cronometrado, então cuidado!
4) O listening é com fones e com sotaque americano! Mais tranquilo, né?
- O preço pelo o que eu sei é mais ou menos o mesmo, então não é isso que vai te fazer decidir. 
- Nos editais pro CSF-UK, eles pedem um score relativamente muito mais alto do TOEFL que do IELTS, isso sim talvez te faça decidir.

Bom, por enquanto é isso. Qualquer dúvida extra, pergunta aqui embaixo nos comentários!
Beijo beijo! :D

2 comentários:

Diz pra mim, o que você achou desse post?