Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mamãe mandou eu escolher...

Esse post vai ser mais voltado pra galera de Medicina que está tentando o CSF, sobre a problemática do ciclo clínico e de como escolher um curso de undergraduation adequado/interessante pro intercâmbio.

Para os desavisados, por meio do CSF não se pode cursar as disciplinas clínicas da Medicina no Reino Unido (ou nos EUA). Isso se deve basicamente porque nesses países a formação acadêmica é dividida de modo diferente que no Brasil: lá, de modo geral, o ensino superior é dividido entre undergraduation, graduation e postgraduation. 
O programa CSF é exclusivo para cursos de undergraduation. Até aí tudo ótimo, exceto pelo fato de que não existe um curso de Medicina dentre as opções desse nível de formação! A única coisa que existe são cursos como "Medical/Biomedical Sciences", que correspondem ao nosso ciclo básico: bioquímica, histo, etc. A parte clínica da coisa (onde eu atualmente me encontro, estudando aqui no Brasil) corresponde a um curso de graduation. E a postgraduation é a graduação pra você pegar o pHD, que corresponde ao nosso mestrado.
No que isso infere? 

Medstudents que ainda estão no ciclo básico têm a opção de cursar um daqueles undergraduate courses que eu falei ali em cima, cujas disciplinas se assemelham bastante com as dos 2 primeiros anos dos cursos de Med aqui no Brasil. Não estou dizendo que voltando à Pátria Amada (salve, salve!) todas as matérias serão aproveitadas e nenhum semestre será "perdido". Mas estudando a sua grade em específico e as matérias que te são oferecidas no intercâmbio, pode-se escolher matérias em comum e meio que aproveitá-las no seu retorno, o que já é muita coisa se comparando com o outro caso...
...o caso daqueles que já passaram do básico e estão no ciclo clínico, estudando especialidades (como eu)! Nós, pobre medscravos que cursamos do segundo ano adiante não temos a opção de continuar cursando especialidades em terras britânicas (que corresponde a um curso de graduation, como eu já disse milhões de vezes). Pra gente sobra duas opções, então: 
- a primeira é encarar o ciclo básico de novo. Você se inscreveria pro mesmo curso que um estudante da área básica e estudaria bioquímica, histologia, biofísica, e demais coisas chatas de novo. Em inglês. Com a obrigação de ter um rendimento acadêmico adequado pra não correr o risco de perder a bolsa. Daora, ein? Só que não (pelo menos não pra mim).
- a segunda opção - a minha opção - foi a de escolher cursos relacionados à saúde, mas que não são Medicina propriamente dita. Como assim? 

Antes de começar a pirar aí, fica sossegado que o UUK libera uma lista de cursos disponíveis pro intercâmbio com alguma antecedência. Tendo essa lista em mãos, você pode começar a vasculhar todas as universidades e cursos disponíveis, levando em consideração as suas devidas prioridades: se você tem prioridade por uma cidade em específico, tipo Londres, você pode focar a sua pesquisa nas universidades de lá. Se você tem prioridade por um curso que combine com o que você quer, cagando pro buraco em que fica a universidade que o oferece, procura focando nos cursos.

Eu tinha prioridade pelo curso. Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou completamente tarada em Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), e passando o olho nessa lista eu vi alguns cursos com essa temática, por exemplo o curso no qual eu fui aceita (Human biology and infectious diseases - University of Salford). Além desse também tinha um de Tropical Diseases em Liverpool e um outro parecido em Glasgow, mas não botei nenhum deles de opção. Pesquisando um pouco mais, eu vi que tinham outros cursos relacionados à saúde: Neurosciences, Public Health, Healthcare Sciences, Midwifery, enfim. Uma série de opções pra você que quer estudar fora mas não tá afim de decorar todo o Ciclo de Krebs de novo... em inglês!

A única coisa chata dessa segunda opção é que não rola aproveitamento de disciplinas pra quando você voltar ao Brasil. No meu caso, por exemplo, eu vou concluir o 8º período e ir embora. Chegando lá, vou ficar um ano estudando, certo? Quando eu retornar, minha turma original vai estar indo pro 11º período, praticamente formandos! Já eu vou estar indo pro 9º, com um ano de atraso.

Mas esse intercâmbio configura um atraso?
Sei não, hein... isso é papo pra outro post!

Beijos!

12 comentários:

  1. Rayra, meu processo de escolha foi parecido. Como liberaram uma lista -provisória- com certa antecedência, eu acabei fazendo uma lista enorme de todas as possíveis opções (fui vendo todos os cursos que eu remotamente tinha a vontade de fazer), cheguei a fazer uma planilha com vários dados (rank geral das universidades, localização -incluso o nº de habitantes, distância das principais cidades inglesas, etc-) e fui avaliando cada caso objetivamente. No final, fiquei bastante insatisfeito com minhas escolhas haha e decidi refazer tudo, dando bem mais prioridade para os cursos (e aqui me encontrava eu na mesma situação que você, como escolher algo interessante, que minimizasse o fardo de ter que refazer as disciplinas do ciclo básico) sem me importar tanto com o rank das universidades e alguns critérios menos relevantes e cheguei numa lista mais satisfatória no final.
    Pois bem, quando saiu a lista oficial, no dia que abriu o processo de inscrição no UUK, duas das minhas opções finais não foram mais disponibilizadas! (radioterapia e oncologia em Sheffield Hallam e fisiologia médica em Leicester)e alguns outros cursos surgiram (inclusive a minha escolha final, fisiologia cardíaca em Middlesex - Londres), acabei fazendo todo o processo de antes, muito rapidamente, vendo quais as opções novas tinham aparecido, e escolhi o curso que achei que fosse mais interessante e que fosse numa cidade que tivesse mais que 20 habitantes hahaha(acabei seduzido por Londres, e escolhi como primeira opção)

    ResponderExcluir
  2. Rayra, tudo bem? Primeiramente adorei o blog e achei todos os posts até então muito úteis. Estou terminando o segundo período de medicina e gostaria de me inscrever para o CsF. No meu caso, eu poderia fazer como vc fez? Mesmo eu não tendo tido ainda, por exemplo, matérias como neurologia ou epidemiologia, seria possível me inscrever para um curso relacionado a saúde mas que não fosse medicina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Stella. Contanto que você se enquadre entre as percentagens exigidas pelo edital (entre 20 e 90% do curso, se eu não me engano), você pode se inscrever pra qualquer curso do seu interesse!
      xxx

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog! Estava muito em dúvida sobre como escolher os cursos que eles disponibilizaram para nós da medicina e seus textos aqui foram bem esclarecedores!

    ResponderExcluir
  4. Rayra, tenho interesse em fazer quase o mesmo que vc, qndo eu tiver concluído o suficiente vou me inscrever no ciência sem fronteiras. Porém,meu único medo é como vai ficar minha faculdade. Como funciona? A pessoa tranca a faculdade por um ano e qndo volta começa de onde parou exatamente? Não tem risco de perder a vaga na faculdade que ta fazendo no Brasil? Independentemente de reaproveitar matérias do exterior ou não, a gente perde alguma materia aqui no Brasil, tipo, as aulas q deram enqto estavamos fora, a gente aprende depois qndo voltar? (em outra turma,claro, pq a nossa ja vai estar
    a.frente)
    Bjs, Letícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Letícia!
      Todas as faculdades com convênio com o CSF têm de dar apoio ao aluno que tá indo, então não tem essa de perder a vaga. Você vai ficar atrasada em relação a sua turma com certeza, porque muitas das vezes o que você vai estudar aqui não corresponde ao que você estudaria no Brasil.
      Eu, por exemplo, saí do Brasil tendo concluído o 8º período. Vim pra cá passar um ano. Quando eu voltar, minha turma vai estar no 11º e eu no 9º! Mas vale a pena!
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Rayra e demais.
    Parabéns pelos esclarecimentos práticos deste espaço. Meu nome é João Paulo e estou no 1o. período de medicina, apesar de já ter 35 anos de idade. Vi que o CsF oferece as oportunidades no nível undergraduate, o que acaba não coincidindo exatamente com nossas matérias, gerando esse "ano extra" no curso. Até aí, por mim, tudo bem. Minha dúvida é com relação a optar por cursos de outras áreas (como a radiologia, oncologia ou fisiologia cardíaca, citados acima). Estes cursos, embora interessantes, também estarão no nível undergraduate, certo? Por este motivo, não acabariam ficando superficiais demais? Até que ponto seria interessante terminar a graduação normal por aqui, e então buscar uma pós no exterior, já no nível postgraduation ou até mesmo graduation? Abraços a todos e antecipados agradecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João Paulo!
      Sim, todos os cursos - mesmo que soem como especialidades médicas - estão no nível undergraduate. Se fica muito superficial? Olha, depende! Estando no primeiro período, acho até que não vai ser superficial... eu tive aulas de fisiologia cardíaca e foram até bem decentes, assim como as de diagnóstico de patologias pulmonares, etc. Mas como eu já tinha tido essas aulas no Brasil, acabou ficando redundante para mim, mas isso é porque eu já estou bem avançada no curso médico.
      Eu, tendo vivido a experiência do CSF, posso te dizer que a ideia de uma pós no exterior é bem mais aprazível que uma under, muito mais pela maturidade das pessoas ao seu redor que por conteúdo propriamente dito. A vida universitária em um undergraduate course no Reino Unido gira em torno dos 18 a 21 anos, e por Deus do céu, até pra mim que tenho 23 é um pouco demais.
      Enfim, a decisão será sempre sua, anyway :)

      Excluir
  6. Rayra, tudo bem?
    Estudo medicina e vou aplicar pra próxima chamada do CSF, para ir ano que vem. Estarei no 10o período aqui no Brasil e eu realmente não queria pagar as cadeiras do básico de novo.
    Queria saber se você tem ideia de quando o UUK geralmente disponibiliza a lista dos cursos e se você indica alguma universidade para nós que fazemos medicina :) e se você lembra ter visto algum curso relacionado com oncologia clinica ou psiquiatria... Porque pretendo fazer onco e tenho muito interesse também na área de psicologia/psiquiatria!
    Parabéns pelo blog e desculpa pelas mil perguntas! Beijo, Erika

    ResponderExcluir
  7. Oi Rayra, primeiro muuuito obrigada pelo blog! Seus posts são maravilhososss! Ainda bem que existem medescravos de bom coração para disponibilizar um pouco do tempo(que nunca está sobrando kk) nos dando dicas! *o* Estou aplicando para o edital UK de setembro de 2015 e está sendo uma tortura essa escolha das uni :( não sei se você falou em outro post, mas quais foram suas outras 2 opções? Eu quase desisti do programa quando pensei em fazer o básico de novo (veja meu amor pelo básico <3) maas por outro lado esses outros cursos me parecem bem interessantes!! Ahh, e você recomendaria outra uni pra galera de med? beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Erika! Minhas outras opções foram a University of West of England, em Bristol - Healthcare Sciences (que na verdade, era a que eu mais queria ir)... e Liverpool - Tropical Diseases. Sei que quem foi pra lá curtiu bastante! Beijocas!

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?