Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Tirando o passaporte.

Agora vamos resolver uma parte um tanto quanto importante nesse processo todo de intercâmbio: o passaporte! 
Te falar que essa foi a parte mais estressante da minha inscrição... não porque seja difícil tirar um, mas porque eu simplesmente não sabia que precisava dele assim, tão cedo! Fui descobrir que eu precisava de um passaporte válido na inscrição na plataforma do UUK super em cima da hora, quase que não dava tempo de conseguir o meu! Mas deu tudo certo no final, gente! No aperto, mas deu.
Então, pra vocês não passarem pelo mesmo sufoco que eu passei, recomendo tirar o passaporte o quanto antes. Mesmo que o CSF ainda seja incerto por um período, o passaporte tem validade de 5 anos! Então, ainda que dê merda no edital que você tá tentando agora, ainda dá pra usar o bichinho pra tentar nos próximos editais, aproveitar pra fazer outras viagens, sei lá! Além disso, não deixa de ser um documento oficial com foto, sempre útil.

Mas vamos ao que interessa? 

- Primeiro de tudo, fiquem cientes de que não é em todos os buracos do Brasil onde você consegue tirar um passaporte. Tem uma lista de cidades específicas, então talvez você tenha que se deslocar, tanto pra fazer o passaporte tanto pra pegá-lo seis dias úteis depois. Adiós, graninha...
- O processo todo começa no site da Polícia Federal, onde tá tudo muito bem explicadinho. Lá mesmo você encontra um passo a passo muito dos decentes. Mas eu vou contar a história diferente... vou usar a mesma ordem que eu segui, pode ser? Liberdade poética :P 

1) Vamos logo marcar essa bodega, né mesmo? O esquema da DPF é bem organizado. Primeiro você tem que escolher o posto de atendimento que você quer e dar uma olhada na "agenda" deles. Isso mesmo, você vai marcar um atendimento. Pra isso, você vai clicar aqui e solicitar a emissão do passaporte. Viu que abriu uma página com uns formulários intermináveis pra preencher? Bom, isso aí que é pra fazer... tudo bem auto-didático. 

2) Seguindo o passo-a-passo você vai acabar selecionando uma data com um determinado horário, e no final eles vão te dar um boleto pra pagar. Não preciso dizer que é pra pagar antes do prazo de vencimento, né? Se eu não me engano, o preço é em torno de R$ 155,00, e ó, seu atendimento só estará certo se você pagar em tempo hábil! Então sem enrolação, ein!

3) PAGUE O BOLETO! Anda logo, sem procrastinação nessa hora! 

4) Hora de separar os documentos: vocês vão precisar do RG e CPF originais, o comprovante de pagamento da GRU, passaporte antigo (se você tiver) e o comprovante de quitação eleitoral. 

Agora, algumas observações:

- Não precisa de foto 4x5 com datinha e aquelas parafernalhas todas. Você vai tirar a foto lá, na hora.
- Caso você já tenha feito um passaporte, a apresentação deste é indispensável! Mesmo ele sendo antigo, vencido, velho e fodido, leve-o! Se não você vai ter que pagar o dobro da taxa e isso seria um double "ouch" no bolso. 
- Você só vai ter essa comprovação de quitação eleitoral se (duh) você estiver quite com as suas obrigações eleitorais! Ou seja, você deve ter comparecido a todas as eleições, seja votando ou justificando. 
OBS.: Caso você seja como eu (risos) e tenha sido relapsa em alguma das campanhas eleitorais, tem que resolver isso o quanto antes: dirija-se ao seu sítio eleitoral e peça pra ter a sua situação regularizada. Eles vão te cobrar uma multinha de nada (que eu não lembro quanto foi, mas é coisa de menos de 10 reais, com certeza) e pronto! Você está quite automaticamente! (sério, depois que eu descobri que era simples assim, me deu vontade de nunca mais votar na vida até que eu ache um candidato digno do meu voto querido).
Agora que você tá quite, basta entrar no site do TSE, solicitar e imprimir a certidão, yay!

5) Macetinho: brace yourselves que essa dica é forte! 
Geralmente, quando a gente vai marcar uma data, só tem vaga lá pra muito, muito longe! Se você é precavido e tá com tempo, beleza. Agora, se você tá aí desesperado com uma deadline super curta, você pode fazer o seguinte: pague o boleto normalmente, junte seus documentos e simplesmente apareça lá antes do tempo! Eles marcam as datas pra ficar organizado, e a coisa funciona tão bem que sobra tempo na vida daqueles funcionários, então super rola de dar uma adiantada. Se você mora em outra cidade e não quer correr o risco, dá uma ligadinha pro posto antes e explica a situação. 90% de chances de você conseguir adiantar sua vida!

6) Marcou a data, separou os documentos todos, chegou o dia! Como lidar?
Pra início da prosa, se você for mulher especialmente, dá aquela caprichada na cara. Não dizendo que nós sejamos todas barangas, mas sabe como é foto 3x4, né? Agora imagine que essa foto que você vai tirar não vai ter volta, vai durar 5 anos e vai muito provavelmente viajar pro exterior! E é, o moço que bate a foto não dá tempo nem pra você respirar (pelo menos o que me atendeu)... só disse "senhora, olha pra câmera agora que eu vou tirar sua foto", e eu toda trabalhada na adrenalina, só me ajeitei na cadeira, fiz minha ID face e vuash, a foto tava pronta. Quando eu espichei o olho pra tela e me vi, brother, que vontade de chorar! Eu esqueci de tirar o cabelo de trás da orelha e fiquei parecendo uma macaca com brincos! Sério! Olha:

Macaca com brincos.
E é exatamente por isso que eu repito: muita calma nessa hora!

Mas vamos começar do começo, né?
No dia que o meu passaporte tava marcado (28/02/2013), eu já não consegui nem ir pra faculdade. Achava que não ia dar tempo, que eu precisava de tempo, não sabia como chegar, não sabia como lidar, enfim. Tava marcado pra 12:45h, e eu comecei a me arrumar 8 da manhã hahaha. Escolhe roupa, escolhe brinco, maquiagem, cabelo, todo um processo. E pra piorar, coisa de duas semanas antes eu tinha cometido um assassinato capilar e feito franjinha. Isso, franjinha, pro desespero geral da nação... ainda tinha que resolver esse pequeno probleminha antes de me dirigir ao posto da PF do Shopping Leblon (que foi onde eu tirei a parada).
E teria ainda mais um problema: morando no Rio, as chances de você sair de casa de manhã igual a uma boneca de porcelana e chegar ao destino parecendo a noiva do Chuck é imensa. Muito sol, muito calor, maquiagem derretendo, aquela coisa bem maravilhosa. Então eu já tinha decidido que não importaria o rombo no meu bolso, eu iria de táxi. Com ar condicionado no nível polar da coisa.
Maaaas, pra alegria do meu orçamento, no dia 28 o tempo estava maravilhosamente fresco e nublado. Metrô pra que te quero!
Me arrumei linda, juntei meus documentos e fui pro posto. Cheguei lá 11h, entrei na salinha e sentei. Deu 5 minutinhos o moço me chamou e disse:
"Ei, você está agendada?"
Eu disse que sim.
Ele perguntou meu nome.
Eu disse.
Ele perguntou pra que horas.
"12:45h, moço, eu tô meio adiantada né, mas não tem problema não... eu posso esperar!"
"Minha senhora", ele disse, "você está agendada pras 14:45h."
*jaw drops* "SÉRIO?"
"Sério..............mas tudo bem, vem cá agora que eu te atendo rapidinho :D"
*happy face* 
E foi assim que eu consegui adiantar meu atendimento em algumas horinhas, sem nem ter planejado.
Lá no guichezinho tudo o que ele pediu foram meus documentos, escaneou todas as minhas digitais em um maravilhoso aparelho que não te deixa toda cagada de tinta azul, pediu pra eu assinar num tabletzinho (a assinatura aparece no computador e geralmente fica horrorosa, mas sem problemas, não é essa que vai pro seu passaporte, tá?), e tirou minha foto. Prontinho.
Aí o simpático moço me disse que eu poderia buscar meu passaporte dia 12 de março. Aí eu surtei: "MAS MOÇO COMO ASSIM, NÃO SÃO 6 DIAS ÚTEIS?!?!?!" Ele muito calmamente perguntou pra quando eu precisava do passaporte e eu disse que até dia 10 de março NO MÁXIMO. Ele disse "ok, vem buscar dia 8". 
Agora me digam: gente, não é um lindo?
E no dia 8 de março, dia das mulheres, me dirigi ao posto com meus documentos todos de novo e em menos de 5 minutos eu estava assinando meu lindo passaporte (e chorando com a foto horrorosa)! 

É assim que deve acontecer com vocês também, gente hahaha. Foi mal aí por eu ter me empolgado um pouco demais contando essa história, mas não dava pra resumir :P 
Qualquer dúvida, vocês sabem... só falar! 

Beijos!




2 comentários:

  1. Rayra, td bem? O passaporte é necessário pra inscriçao no site do CsF ou só depois de aprovada? Obrigada! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Chorei de rir com seu relato. Amanhã é meu dia de passar por essa experiência incomparável - mentira, cinco anos com essas fotos é igual a tatuagem com nome de ex - MICO ETERNO.

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?