Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Carta de benefícios e etc.

Ei, pessoal!

Então, lembra que no post passado eu falei que o CNPq iria me enviar mais alguns documentos pro meu e-mail tão logo aqueles formulários eletrônicos que eu preenchi fossem recebidos? Pois eles mandaram logo logo no dia seguinte, dia 30/04! O que eu achei estranho é que eles só mandaram a Carta de Benefícios (aquela em que ele discriminam toda a bufunfa que a gente vai ganhar, com seus respectivos propósitos). O Termo de Compromisso está disponível pra dowload no efomento, mas nem sinal da Procuração ainda.
Algumas pessoas nos grupos do facebook estão dizendo que na realidade esses dois outros documentos são os que a gente já preencheu no formulário online; por outro lado, minha amiga Nicole, que foi aceita pros EUA, recebeu essas coisas pelos Correios, teve que assinar e mandar de volta. Será que eles informatizaram agora? 

Além disso, abrindo a cartinha, eu percebi algumas coisas digamos que estranhas escritas lá. 
Por exemplo, a nossa mensalidade veio com um valor diferente da do pessoal que já está lá, do edital passado (veio a mais, o que deixa a dúvida: a bolsa aumentou ou foi erro de digitação? ou nda?). E mais: o nosso cronograma de recebimento da bolsa veio zoado, parece que deram ctrl c + ctrl v do anterior.
Euzinha, então, fui mais que desesperada achar um orelhão pra que eu pudesse ligar pro 0800 do CNPq. Não consegui, já era muito tarde... o dia seguinte (a ser dia 1º de maio) era feriado. Bom, só me restava mandar um e-mail pedindo ajuda, né? E foi isso o que eu fiz, olha só: 

Caros responsáveis, 

Meu nome é Rayra Alcure Silva, CPF "tal" e aceita para recebimento de bolsa SWG sob processo de número "tal".

Recebi hoje a minha Carta de Benefícios, referente ao programa Ciência sem Fronteiras, de edital número 123, início em Setembro de 2013, para o Reino Unido. Entretanto, me deparei com alguns números que me deixaram seriamente em dúvida: na discriminação dos benefícios a serem recebidos, consta que a mensalidade seria no valor de "x" libras, com valor-base idêntico. O que isso significa, exatamente? 
Houve um aumento no valor da bolsa em relação à última retificação do edital? Sei que é dever do bolsista comunicar um possível recebimento de dinheiro indevido, gostaria apenas de esclarecer esse valor, visto que o esperado seria uma bolsa de "y" libras (e a acomodação paga à parte, diretamente à universidade de destino, pelos órgãos pertinentes).

Além disso, o cronograma do item 4 está aparentemente desatualizado. Isso não poderia se tornar um empecilho para os alunos durante a requisição do visto de estudante (Tier 4)?

Por fim, o que exatamente devemos fazer com a Carta de Benefícios? Algumas instruções nos direcionam a pensar que devemos imprimi-la, assiná-la e reconhecer firma, e enviarmos ao CNPq pelos Correios, juntamente com o Termo de Compromisso e a Procuração. Contudo, outras fontes nos induzem a acreditar que somente o Termo de Compromisso e a Procuração devem ser submetidos a esse processo. Peço encarecidamente por uma explicação mais clara, para que eu possa cumprir com as minhas obrigações o mais rápido possível. 
Para ajudar na solução da questão, segue em anexo um arquivo em PDF contendo a Carta de Benefícios que me foi enviada.

Atenciosamente, 
Aguardo retorno, 

Numa hora tão crucial assim não tem como ficar com dúvida, né? Melhor resolver tudinho!
Mas, cá entre nós, confesso que eu fiquei ligeiramente animada com a possibilidade de ser um aumento inesperado de bolsa. Mas mantenhamos os pés no chão... 

Abraço!

Update: agora tá certo mesmo de que ninguém precisa mandar documento nenhum pra Brasília... mas nada ainda de uma resposta do CNPq sobre o dinheiro. 

4 comentários:

  1. Olá Rayra, fui aprovada para o Ciência sem Fronteiras (Irlanda) e acompanho o seu blog já há algum tempo. Como a maioria dos alunos tenho muitas dúvidas relativas ao que pode ser feito com os auxílios e por isso gostaria de saber se você tem uma cópia da carta de benefícios e se você poderia me enviar (annaa.om@hotmail.com), ficaria muito agradecida se pudesse, já que irei receber a minha daqui há aproximadamente um mês e terei que viajar no final de agosto. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anna... na carta de benefícios não vem especificado, mas sim no seu edital! Confere lá! :*

      Excluir
  2. Olá Rayara, fui aprovado no Csf com bolsa do Cnpq. Uma pergunta, vem discriminado na carta de benefícios o valor do auxílio deslocamento? Na minha não veio e na última página (em ingLẽs) eles nem falam desse benefício. Como veio na sua?
    Obrigado;
    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não veio discriminado na minha, mas nem dá problema! Fica tranquilo! :)
      E parabéns pela aprovaçaõ!!

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?