Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CAS: praticamente uma carta de amor.

Antes de mais nada, uma pequena observação sobre o post passado "Auditoria fiscal no CSF" (já deletado): por motivos de força maior, nem ele nem a sua continuação serão publicados. Espero que não se importem (duvido que alguém tenha se apegado o suficiente ao blog pra notar isso de qualquer maneira , haha). 

Agora de volta à programação normal! 

Tentando botar ordem na casa e tirar o atraso deste recinto, vou contar sobre o recebimento do CAS ("Confirmation of Acceptance to Study" ou "confirmação de aceitação para estudo", para os que não falam inglês), e também sobre todo o procedimento para matrícula no alojamento estudantil/accommodation (a ser, no meu caso, Castle Irwell). 

Começando do começo, o CAS. (A accommodation fica pra outro post)

O CAS é um dos documentos necessários para se tirar o visto de estudante (Tier 4) e, portanto, um dos mais esperados pelos futuros intercambistas. É a oficialização da sua offer/aceitação por uma universidade britânica, que emite este documento falando "Ei, consulado, pode liberar a papelada dessa menina aí porque ela tem um contrato assinado com a gente, e vai estudar de tal dia até tal dia, em tal universidade, cursando tal curso superior, valeu?"

Então, dia 03/05/2013, eu recebi my dearie little CAS por e-mail. Junto com ele vieram instruções básicas acerca de sua indispensabilidade para conseguir tirar o visto de estudante, sua validade (que é de 6 meses a partir da data de expedição - no meu caso dia 3, e também pedindo enfaticamente para nós conferirmos se as informações contidas no CAS são compatíveis com as informações do nosso Passaporte. Caso estivessem erradas, precisaríamos entrar em contato com eles e solicitar a retificação dos dados antes de dar entrada no visto.

E como ele se parece?
Ele é dividido em várias "tabelinhas", entituladas e subdivididas em, respectivamente: 

1) CAS details: CAS number, Sponsor License Number, Sponsor Name e Main Adress of Sponsor. O sponsor no caso é a própria universidade: University of Salford.

2) Student details: euzinha, risos. Como sou eu mesmo, e não tem nada escrito lá que vocês já não saibam, tirei um print deste segmento do CAS pra poder ilustrar. 


Como vocês podem ver, os sub-itens desse tópico são: First Name, Middle/Additional Names, Family Name, Date of Birth, Student ID, Passport Number, Gender e Country of Nationality.

3) Course details: Course Title, Level of Study, Course Start Date e Course End Date. 

No meu caso, está descrito que meu ano de intercâmbio será de 23/09/2013 até 30/09/2014, então, oficialmente, são 1 ano e 1 semana no UK! Yay me! Claro que os três últimos meses de intercâmbio (as férias de verão dos brits) são direcionadas para estágio em pesquisa ou empresa, e não é toda faculdade que oferece isso. No caso da Uni of Salford, eu sei que oferecem, porque a dear Anna já tinha me dito isso (e me mandado uns links pra eu dar uma olhada nas pesquisas que estavam rolando no meu futuro departamento). Porém, thing is: as minhas aulas aqui no Rio começam em agosto de 2014, se eu não me engano, e eu não sei se vai dar pra eu simplesmente cabular todo esse mês de internato. Assunto pra papo com a diretora da minha escola, aqui no Brasil.

4) Documents used to obtain your offer: aqui seriam o IELTS (ou teste de proficiência utilizado) e o histórico escolar traduzido. Eles deixam mais uma vez claro de que estes documentos deverão ser apresentados em sua forma original no Consulado Britânico, quando for pra tirar o visto. Veio escrito mais ou menos assim:

"IELTS Listening 6.5 Reading 8.0 Writing 7.0 Speaking 7.0. On the basis of progression within their institution, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Brazil, this student has successfully obtained a place to undertake the International exchange programme. They are expected to be a student at The University of Salford for 12 months and will return to their institution Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Brazil to complete their studies."

5) Academic technology approval scheme (ATAS): que não foi necessário no meu caso, então foda-se.

6) Financial details: Course Fee e Course Fee Paid so Far. Que no meu caso é £0 e £0, visto que eu sou bolsista, né.

Além disso, da metade pro fim, há notas sobre a nossa "manutenção" no UK, reiterando o fato de que, além do nosso CAS, nós precisamos de documentos que comprovem que nós vamos ter condições decentes de sustento no Reino Unido (a ser nossa querida - e polêmica - Carta de Benefícios, expedida pelo CNPq) e, de novo, pedindo pra gente conferir as informações pessoais e, caso haja qualquer erro, entrar em contato imediatamente para reparação.

E, finalmente, eles mandam um link para esclarecimentos sobre o visto e o contato para dúvidas.

Agora, a cerejinha por cima do chantilly, por cima deste pote de Häagen Dazs é a despedida, gente. Depois disso tudo, olha como a linda da Michelle se despede? 

"Yours sincerely"

E vocês aí com dúvidas sobre isso aqui ser uma carta de amor, hein.
Beijocas e até!
Durmam com essa imagem, gatos.

2 comentários:

  1. Meeu, como Salford tá adiantada! Dundee nem mandou o CAS pra gente ainda. Poxa vida! hahaha Já fez o visto??

    ResponderExcluir
  2. Miu pra Dundee, ein!

    Ainda não fiz o visto, por dois motivos principais:
    1) a gente só pode fazer a partir de junho (3 meses antes do início das aulas);
    2) estou esperando a bolsa cair, porque eu vou usar os trocos pra pagar o visto (pobreza);

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?