Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Estreiando a tag #livros: The Messenger - Markus Zusak.

Expandindo os meus horizontes nesse blog, decidir fazer resenhas de todos os livros não-acadêmicos que eu tenho lido nesse ano de intercâmbio. Eu sempre gostei muito de ler, e o Ciência Sem Fronteiras tem sido um ótimo tempo para ler todos os tipos de livro sem aquele pesinho na consciência de "ai, mas eu tinha que estar estudando" (pelo menos não por enquanto). 

Como eu já havia escrito no post do Natal, eu ganhei de presente um e-book reader da minha mãe, e como eu também já expliquei nesse mesmo post, eu optei por comprar um Kobo em vez de um Kindle. Entre os motivos, eu cito: o design muito mais bonito e com mais opções de cores; o preço, que é quase a metade do famoso Kindle; e o que mais me chamou a atenção, o fato de que o Kobo lê até pdf sem precisar converter. 
Não se enganem, eu ainda sou old school e prezo com todo meu amor livros físicos (quanto mais velho, mais cheiroso). Sou apaixonada por bibliotecas e livrarias, e tenho a minha humilde coleção na minha casa. Mas além de livros serem caros na Inglaterra, eu não pretendo ocupar muito da minha mala com peso de papel, e a praticidade de um e-book reader é absurda. 
Pra quem se interessa, eu comprei meu Kobo na WHSmith e, na época, paguei 30 libras pela promoção de natal. Eu comprei na loja física, mas nesse site aqui vende também. O meu modelo é o Kobo Touch, na cor lilás porque eu sou mulherzinha hahaha.
Desde dezembro, quando eu comprei o bichinho, até agora, eu li 9 livros completos e estou começando o décimo. Sim, é prático assim! Basicamente, qualquer livro que eu me interesse, eu só jogo no google "nome do livro + epub" e baixo a versão que estiver disponível. Só amor. 
E como eu estou nessa onda literária, eu resolvi otimizar a minha experiência fazendo reviews dos livros que eu leio. Eu sei que isso foge completamente ao propósito inicial do blog, mas nem só de viagens vive uma blogueira, né, minha gente! E meus livros fazem parte do meu intercâmbio também. 

Então vamos lá! 
Minha primeira resenha é do último livro que eu li: The Messenger (em português, "Eu Sou o Mensageiro"), do Markus Zusak. Tenho tentado ler apenas livros em inglês enquanto eu estou na Inglaterra, e é por isso que a maioria dos livros que eu vou citar aqui serão com títulos em inglês, tá?


Markus Zusak, pra quem não sabe, é o mesmo autor do best seller "A menina que roubava livros", ou "The book thief" em inglês. Apesar de não ser novo (eu, por exemplo, li esse livro em 2007, na época da prova de vestibular da UFMG), "The book thief" voltou pra moda depois do filme baseado na história ser lançado esse ano. Pra quem não leu o livro/não viu o filme, eu recomendo com todas as minhas fibras, e já falo logo: lencinhos de papel, minha gente, porque o chororô vai ser interminável.

Mas vamos ao que interessa. Desde que eu li "A menina que roubava livros" eu queria ler "Eu sou o mensageiro", mas como comprar livros é sempre um caso muito bem pensado pra quem vive no orçamento, eu deixava pra lá. Graças ao CSF e ao meu Kobo, eu consegui concretizar essa meta!

O livro conta a história de Ed Kennedy, um jovem australiano de 19 anos, taxista, e sem muitas ambições na vida. Na verdade, ele é um típico average joe, até que ele e três outros amigos viram reféns em um assalto a um banco e, em uma atitude altamente impulsiva, Ed consegue impedir a fuga do assaltante.
"I'm a typical of many of the young men you see in this suburban outpost of the city - not a whole lot of prospects or possibility (...) That aside, I read more books that I should."
A partir desse episódio, nosso herói começa a receber cartas de baralho (áses, pra ser mais específica) pelo correio, e em cada carta ele descobre algumas missões a cumprir. 
Todas as missões rendem suas histórias, que são curtas e tocantes, motivo pelo qual o livro não cai no submundo do tédio. E outra coisa legal é que em vez de capítulos convencionais, o livro é dividido de acordo com as cartas de baralho: ás, 2, 3, 4... valete, dama e rei para cada naipe e, ao final, o derradeiro coringa. 
Se na segunda metade do livro você começa a achar o livro previsível e quase entediante, o final é genial e fazem todos as horas investidas nessa leitura valerem a pena! Mas eu não vou contar o final aqui, que é pra vocês não ficaram reclamando de spoiler hahaha. 

Enfim, The Messenger tem o selo Rayra de aprovações (se é que isso vale alguma coisa... bitch, please...). E pra quem gosta de um sneak peak em forma de citações:
"Sometimes people are beautiful. Not in looks. Not in what they say. Just in what they are."
"I'd rather chase the sun than wait for it."
"Maybe everyone can live beyond they're capable of." 
E vocês, curtem uma leitura? 
Deixem aqui nos comentários suas opiniões sobre essa nova tag, recomendações de livros, declamem vosso amor pela leitura, etc! Interajamos, povo!

Até! xxx

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Lê e me conta aqui se você concorda/discorda, etc! :D

      Excluir
  2. Eu também vou ler, parece ser bem legal!
    A última frase é inspiradora: "Maybe everyone can live beyond they're capable of." *-*

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?