Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

UK: uma experiência gastronômica (parte 1).

Nota da autora: eu comecei a escrever esse post milhões de anos atrás, então me perdoem a desatualização das fotos e etc. My bad, amiguinhos. 
Espero que você curtam essa experiência gastronômico-literária assim mesmo.
Enjoy!

Olá, vocês de novo! 

Estou *literalmente* no meu caminho rumo a Birmingham (e depois Redditch, e depois Alcester, e depois... enfim), para reencontrar o namorado, depois de quase um mês. E quando eu digo literalmente, eu quero dizer: estou NO trem. Duvidam? A fotinha aqui: 

Passando vergonha.
E para passar o tempo enquanto eu estou aqui no trem (e enquanto a bateria é suficiente), eu resolvi escrever um post especial. Um post sobre comida, minha coisa preferida no mundo inteiro (yummmm!). 
Esses quase três meses (OBS: agora já são quase 7!) de Inglaterra, mais do que uma experiência cultural intensa, têm sido uma experiência gastronômica interessante. E é até meio engraçado, porque vamos combinar: se você em qualquer dia resolver ter aquela noite especial e jantar fora, você já procurou por um restaurante de comida inglesa? Hm... nah. Nunca ouvi falar, e possivelmente você também não. Fato é que a Inglaterra não é exatamente conhecida por suas comidas típicas... até porque nem tem uma comida típica. Mas pera, será que não mesmo? 

Aqui nesse post eu vou listar todas as comidas novas que eu provei depois que cheguei no UK (pelo menos todas as que eu me lembrar), explicando na medida do possível. Partiu? Que fominha...

1) Fish and chips;
Eu sensualizando com a batatinha.
Ahhh, o famoso Fish and Chips! Tinha que ser o primeiro da lista, né? Claro!
Sem querer arrasar o coração dos turistas de plantão, fish and chips não passa de... fish and chips! Sério gente, é peixe frito e batatinha, nada de especial. E eles ainda comem com vinagre na batata. Eca, eca, eca.
Eu particularmente achei muito gorduroso e meio que boring. Talvez vocês curtam mais.

2) Chilli con carne;


Catei essa imagem do Google.
Apesar de não ser um prato inglês, Chilli con Carne é extremamente comum aqui (como toda comida apimentada, pra variar). O prato consta de nada mais nada menos que carne (duhh), chilli (duhhh), tomate, às vezes feijão e geralmente é comido com arroz. 
A primeira vez que eu comi, simplesmente não sabia o que eu estava comendo. Foi na primeira vez que eu visitei a casa do meu namorado. A avó dele cozinhou algo que parecia arroz, feijão e carne e eu super comi lambendo os beiços. Depois, na minha viagem para Malham, em um dos dias tinha a opção de ter Chilli para jantar, e eu pensei "nem pensar, não como pimenta!". E aí, nessa segunda vez que eu visitei a casa do namorado, os avós novamente cozinharam o prato, mas dessa vez o nome veio à mesa, e eu fiquei tipos "ahmmmmmmm". 
Enfim, é gostoso. Selo Rayra gordinha de aprovação. 

3) Roast chicken;


Tá aí uma coisa que é pura e singela tradição britânica: Sunday roast, roast dinner, roast chicken ou qualquer expressão que o valha. E o que é isso?
Você sabe aquela tradição brazuca de juntar todo mundo na casa da avó no domingo e comer aquele pratão de macarronada com ovo cozido, em uma mesa grande o bastante pra acomodar todos os seus quinze primos e tios? Não sabe? Só lamento.
Mas meu ponto é: "Sunday roast" é a versão britânica do churrasquinho de sábado. É clássica aos domingos, e consiste em vegetais (couve de bruxelas, cenoura, ervilha), roast potato, Yorkshire pudding, carne assada (que quando eu provei foi frango, por isso poderia ser chamado de roast chicken) e tudo com gravy (que é molho de carne).
Bom, na primeira vez que eu fui visitar a família do namorado (sim, já deu pra perceber que eles têm uma presença significante nas minhas experiências gastronômicas), rolou um Sunday roast maroto, que eu muito felizmente provei e aprovei. 
Mas fica aqui a observação que, levando em conta que eu provei o Yorkshire pudding em outra ocasião, durante um pub crawl que eu fiz com o namorado e os amigos nessa última visita a Alcester, posso afirmar que a coisa que eu comi no Roast dinner não foi o tal do pudding não. Foi outra coisa, igualmente gostosa entretanto (eles chamam de stuffing).
Em suma: Sunday Roast? Me gusta.

4) Jacked potato with baked beans and cheese;

Ques fome, mainha.
Jacked potato, pra início de conversa, nada mais é que uma grande batata assada, recheada com o que você quiser, basicamente. Esse tópico em especial é sobre o recheio de baked beans e queijo. Sim, meus caros, feijão e queijo, aquela combinação que você jamais na vida considerou fazer.
Esses "baked beans" são os mesmos feijões do café-da-manhã inglês, com molho de tomate (sim, docinho), e que eu já experimentei como molho de spaghetti e confesso que não ficou tão ruim. 
Essa batata assada com esses feijões e queijo derretido fica simplesmente DIVINA. Poderia comer um fardo disso aí. A primeira vez que eu comi foi na minha viagem à Malham (no lugar do Chilli con Carne) e já repeti a dose several times
Recomendo.

5) Mince pie; 



From Google.
Ahh, mince pie! Tenho uma história tragicômica pra contar com esse prato. 
Estava eu voltando da universidade, a pé, curtindo a vida, quando decidi passar no mercado pra comprar gordice (obviamente). Entrei no Spar linda, e vi essas coisinhas que pareciam uma torta, uma empada, uma coisa salgada e gostosa. Olhei a etiqueta e li: "Mince Pie". Opa, beleza, né? Carne moída em inglês é mince beef, então na minha humilde concepção de estudante estrangeira, só podia imaginar o que? É uma tortinha empada-like de carne moída! Delícia! Tô levando!
Cheguei na minha humilde residência seca em uma mordida daquela delícia com cara de empada (estava Brazil sick nesse dia) e quando eu enfiei meus dentes na massa fofinha: doce. DOCE. Como assim, Brasil! 
Muito deprimida entrei no Google e digitei "mince pie" para descobrir que: 
"A mince pie, also known as minced pie, is a small British fruit-based mincemeat sweet pie traditionally served during the Christmas season."
Em suma: tomar. no. c#zinho. 
Frustradíssima com uma torta de fruta, nada pude fazer se não ficar traumatizada e nunca mais comer nada que tenha mince no nome (mentira, continuo comendo carne moída de boas).  

6) Apple crumble;


From Google.
Apple crumble, essa coisa disforme que se apresenta na figura é nada mais nada menos que maçãs picadinhas em meio a um creme gostoso, cobertos por uma coisa crocante, que parece biscoito esfarelado. Pode ser servido com ou sem sorvete.
Eu experimentei essa gulodice em Greenwich, quando visitei Londres pela primeira vez, em um restaurante típico de tortas, e só o fiz porque o namorado já havia me dito que era delícia, que eu deveria provar e etc.
É gostoso, de fato, mas já provei doces melhores. Acho que eu não sou muito fã de maçãs como ingrediente principal de sobremesa... quebra o clima, vocês não acham?
Enfim, gostoso, mas não maravilhoso. Vale a pena experimentar!

7) Full English breakfast;


Quando eu comi pela primeira vez, em um café em Deansgate, Manchester.
Quando o namorado foi um fofo e preparou a gordice pra mim (e pra ele, claro).
Full English Breakfast, me arrisco a dizer, é mais "delícia nacional" que o próprio Fish n' Chips. É simplesmente imperdoável alguém vir para a Inglaterra e não experimentar esse prato.
O que é? Bom, é uma bomba calórica. É um café da manhã sabor aterosclerose e possivelmente infarto agudo do miocárdio. É linguiça, bacon, hash brown (batata cozida e frita), black pudding (choriço), baked beans (feijão ao molho de tomate), cogumelo, ovos, torrada com manteiga e tomate. Mermão, umas mil calorias no mínimo.
O que eu achei? Achei gordo. Na primeira vez não consegui comer tudo e achei muito estranho esse café da manhã tão... forte, por assim dizer. Mas depois de um tempo aqui eu me acostumei (claro que não como isso de café da manhã, né) e posso facilmente trocar meu almoço por um semi-full english. E já vi ingleses trocarem grandes refeições por essa receita também. 

E o fato de ser tão gorduroso e cheio de "sustança" é explicado pelos ingleses não almoçarem, em sua maioria. Eles cozinham só à noite, e a refeição diária deles é o jantar. Considerando que eles passam com snacks o dia todo, dá até pra entender né?

8) Slush;


 

Slush é tipo um daqueles sorvetes de gelinho, sabe? Mas que na verdade é mais como um suco semi-congelado. 
Eu experimentei quando fui a Stratford-upon-Avon com o boy, e apesar de ser inverno, fui com unhas e garras provar a coisa gorda e gelada com sabor de tutti-frutti. É gostoso? É. É melhor que sorvete? Não. Recomendo no inverno? Só se você for turista e gordinha tensa como moi. Vale a experiência: mas claro!

9) Hot dog; 



Ew, ew, ew, hot dog gringo! 
Estava eu em Liverpool, morrendo de fome, vi a barraquinha do cachorro quente e pensei: é agora que eu tiro a minha barriga da miséria. Silly me... o cachorro quente gringo não passa de um pão seco com uma salsicha pálida e nojenta e catchup por cima. Só comi porque a fome estava demais, porque eu não gostei nadinha... e olha que pra não agradar essa gordinha tensa que vos fala, o negócio tem que ser disgusting mesmo!

10) Teas: Full English Breakfast, Earl Grey, Lady Grey;



Claro que não tem como finalizar o primeiro post sobre delícias gastronômicas sem mencionar o famoso, o icônico, o incomparável.... chá inglês. Sim, minha gente, o chá aqui é tão popular quanto o nosso cafezinho no Brasil, e existem até uns sabores especiais ingleses.
Eu demorei um pouco a começar a tomar os chás (nunca fui muito chegada nessa coisa que parece sopa, mas sem gosto), mas depois que eu comecei, não parei. Comprei caixas e caixas, comprei um kettle para deixar na minha mesa de estudo e uma coleção de caneca, que é pra não precisar nem levantar a bunda da cadeira pra preparar o meu chazinho. 
Destaque para a marca Twinings. Primeiramente (e aí vem aquela hora de passar vergonha), quem leu Fifty shades of Grey sabe que o chá preferido da nossa querida mocinha Anastasia é o Twinings Full English Breakfast (que é nada mais nada menos que um chá preto normalzinho). O meu favorito, entretanto, é o Earl Grey, que é descrito como "a pale golden tea with the delicate flavour of bergamot". Mas na verdade todos os que eu já experimentei são delicinha: além dos dois já mencionados, Lady Grey, Assam, Ceylon e Apple and Pear Green Tea. 
E trívia: o chá Twinings tem o selo Real, isso é, a Rainha é consumidora :) 



E por enquanto é isso, amiguinhos, se não eu vou acabar demorando outros 4 meses para terminar de escrever tudo. Fiquem sabendo que já tem outro post no rascunho, com a outra metade das gostosuras que eu provei nessa terra maravilhosa regida por Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. 

Deixem aqui vosso comentário, que eu deixo aqui todo o meu apreço.
Beijocas CSFistas, 
xxxxx.

3 comentários:

  1. Rayra, primeiro quero dizer que seu blog é sensacional. E segundo, tem uma coisa que eu fico me perguntando..como é com comida no dia-a-dia? tipo, almoço é vocês que fazem ou comem fora? pq eu já ouvi falar que comprar comida em mercado aí é muito caro..enfim, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, eu faço minha comida mesmo: arroz e feijão todo dia hahaha. Tem nada caro não :)

      Excluir
  2. Morri de rir da tua história da Mince Pie! hahahaha, eu também ia achar que era de carne, vlw por divulgar essa informação!! Eu não sou muito fã dessas empadas doces também, pior ainda de frutas! :X

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?