Páginas

domingo, 23 de março de 2014

#traveljournal: January Eurotrip - o planejamento.

Hiya!

Agora que eu acabei de relatar a minha viagem pra Irlanda, depois de mais de dois meses de atraso, é hora de começar a contar as minhas aventuras da Eurotrip de Janeiro. 
Mas antes de começar a contar da viagem propriamente dita, vamos papear sobre como eu planejei tudo? Afinal de contas, foram 15 dias, 6 países e 9 cidades! Tudo perfeitamente planejado e sem nenhum imprevisto rolando (graças ao bom Lord Ganesha).

- Primeiro de tudo foi especificar o tempo de viagem. Abri minha agenda linda e vi quando seriam as minhas férias, a minha intersemester break: beleza, último dia de aula dia 17 de janeiro? Dia 18 estou picando a mula.

- Depois, hora de decidir o roteiro. Mapa da Europa em uma mão, calendário no outro e mil abas de companhias aéreas e de ônibus abertas no navegador. Depois de tudo razoavelmente decidido, o roteiro que eu escolhi (de países) foi esse:

Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Escócia.
E mais: tinha país que eu queria visitar mais de uma cidade!
Então no final do planejamento, ficou decidido: Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Paris, Bruxelas, Bruges, Amsterdam e Edimburgo. Sim, nove freaking cidades em duas semanas.

"Ah, mas Rayra, você é maluca? Nove cidades em quinze dias? Não vai conhecer nada de nada de cada lugar."
Olha, cada um com seu cada um. Eu sou uma pessoa que fica entediada em dois tempos, especialmente porque eu não viajo pra ficar bêbada em países diferentes. Eu não perco tempo com ressaca e dou o meu máximo em cada dia, já que eu vou ter pouco tempo em cada lugar! Não me arrependi de fazer essa viagem na correria, mas claro que tiveram lugares em que eu pensei "puta merda, queria ficar aqui pelo menos mais um dia". Mas melhor ir embora querendo mais que ir embora dizendo "finalmente".

- Decidida a data da viagem e as cidades, chegou a hora de comprar passagens e reservar hostels:

Checklist, check!
Não se enganem: eu não sou essa organisation freak, não. Passo bem longe disso, na verdade (basta dar uma olhadinha no meu quarto pra ter certeza):
Baguncinha em tempo real.
Mas tudo o que eu não tenho de organização, eu tenho de ansiedade, minha gente. E o simples pensamento de alguma coisa possivelmente não ir de acordo com os planos nessa viagem já me fazia pirar o cabeção (ainda mais viajando sozinha, como eu fiz). Então eu resolvi que fazer esse esqueminha nas folhas chamex seriam uma boa. E foram.
Depois de decidir exatamente em que cidades eu estaria em tais dias, e em que dias eu teria que viajar, eu fiz a minha gay checklist, que consistiam de três quesitos básicos para cada cidade: passagem, acomodação e roteiro.

- A primeira coisa que eu fiz foi comprar as passagens entre os países, e depois entre as cidades. Para tal eu pesquisei pelas três vias principais de transporte: avião, ônibus e trem.
*Para passagens aéreas, um ótimo site para pesquisa é o SkyScanner, que pesquisa em várias companhias aéreas em uma só vez.
Também tem o eDreams, que geralmente resulta em passagens mais baratas que pelo SkyScanner, mas só atentem ao tipo de pagamento.
Vou contar um "causo" que aconteceu comigo, nessa viagem: fui eu linda fazer pesquisa de preço para comprar a passagem da Holanda para a Escócia, e achei uma passagem "supimpa" pelo eDreams. Ainda fui esperta e li as letras menores, falando que o preço só era aquele se a compra fosse feita com um cartão de débito MasterCard. Já pensei: beleza, o DilmaCard é débito Master. Fiz a compra. O cartão foi interpretado como crédito (say whaaaaat!). Paguei o dobro do preço em taxas. OU SEJE: fiquem espertos.
*Para passagem de ônibus, sempre chequem a Megabus e a Eurolines! Principalmente a Megabus, que se você comprar com antecedência pode achar uns preços absurdos de baratos. Eu, por exemplo, comprei minha passagem de Paris pra Bruxelas por £1.50. Isso, minha gente, por 6 reais eu fui de um país pro outro. Eita, Europa maravilhosa!
*Quanto aos trens, vai depender do país. Eu usei trem em Portugal (trem, não... comboio hahaha), para viajar de Lisboa para Porto, por esse site aqui. Dizem que entre cidades da Itália também compensa viajar de trem, mas já não sei mais detalhes porque não viajei pra lá (ainda).
Também voltei de trem da Escócia para Manchester, mas só porque eu achei um preço incrivelmente barato (9 libras, minha gente!) pela Virgin Trains. Achei o precinho na National Rail, comprado com mucha antecedência.

- Ok, hora de ver os hostels. Todos os albergues em que eu fiquei foram reservados com antecedência pelo hostelworld. Lembrando que para reservar você paga 10% do valor total com seu cartão, e o restante você paga quando fizer o check in. Atente sempre para a política de cancelamento, porque se acontecer alguma coisa e você não puder aparecer no dia e não cancelar, eles vão cobrar no seu cartão do mesmo jeito.
Assim que você reserva por esse site, você recebe um e-mail de confirmação com todos os dados da reserva e, mais importante de tudo, o direcionamento de como chegar no hostel dos principais aeroportos/estações/etc. Recomendo imprimir todos os e-mais ou salvar e colocar em um tablet/ebook reader/celular (um que você garanta que vai estar carregado quando você precisar), só por precaução. Eu salvei todos os e-mails em pdf e armazenei no meu Kobo (o e-book reader), que tem uma bateria fenomenal. Assim que eu chegava no país, abria o documento e lia como chegava no lugar. Não tive problema em lugar nenhum.

- Roteiro... erm... não fiz, gente, não deu tempo. Então eu simplesmente chegava no albergue e falava: "Então, eu tenho um/dois dias na cidade. O que vocês me recomendam?". Geralmente eu acabava em um Free Walking Tour mesmo, e não me arrependi :)

- Atenção pro Seguro Viagem! Como eu expliquei no post do seguro, eu fiz pela Porto. Para essa viagem, eu, surtada como sou, imprimi todos os dados do seguro e deixei anotado no meu diário... just in case.

Precaução ou neura, a tênue linha. 
- Imprimam todas as passagens! Facilita muito! 

E no geralzão é isso aí! 
Próximos posts talvez demorem um pouquinho (porque eu vou começar a planejar minha Eurotrip da Easter Break agora, então vai me tomar um tempinho). Mas juro que sai, tá?

Beijos, galera! 

4 comentários:

  1. Nossa, otimas dicas.
    Adorei seu metodo!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oii

    Não está exatamente ligado ao seu post, mas vamos lá.
    Gostaria de te perguntar se vc tem algum amigo do Brasil que já te visitou no UK, e tipo fez um tour por alguns países da Europa que ficam perto do UK. Pois tenho alguns me perguntando quanto sairia uma viagem dessa para me visitar em baixa temporada.
    Lógico que nem de perto dátiver só uma ide pra dar um valor total exato, mas se ia já ajuda kk
    Muito Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, fica realmente complicado estimar um valor. A única pessoa que veio me visitar do Brasil foi minha mãe, e ela passou um mês aqui comigo. A gente viajou por 3 semanas, por vários países, mas eu não sei exatamente quanto foi gasto.
      Quando eu viajei sozinha, em baixa estação, economizando MUITO e ficando sempre em albergues, etc, por 15 dias, eu gastei uma média de 20 euros por dia, fora passagem e acomodação. Com tudo deu um total de uns 800 euros, eu acho... mas isso economizando MUITO mesmo.
      Então por cima é isso aí, mas vai de cada um :)

      Excluir
  3. Oi, Rayra!
    Como foi viajar sozinha, emocionalmente falando? Acho que vou ter que fazer isso e to meio com medo...

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?