Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

#traveljournal: January Eurotrip (day 2) - Lisboa, Portugal.

Date: Sunday, 19/01/2014
Location: Lisboa, Portugal
Weather: Sunny :) 
Today's Plans: Free walking tour (Zé); Belém; Viagem para Porto.

Dia cheio!
Depois de acordar e tomar um super café da manhã no hostel, fui participar de um Free Walking Tour pela cidade. Cruzamos Lisboa em 3h de tour histórico e foi genial! 


Gente, uma palavrinha sobre Free Walking Tours (vou abreviar pra FWT, tá?). Vocês sabem do que se trata?
Pois então, em Lisboa foi a minha primeira experiência em um desses. Existem várias empresas de FWTs por aí, a mais famosa é a New Europe (a sombrinha vermelha!). E como funciona? Bom, geralmente você vai para um ponto turístico chave, pré-determinado pela empresa, e encontra o guia (que geralmente está com uma super sinalização, então não tem erro). Sim, como o nome já diz, o tour é free, de graça. Porém, como todos os guias são meio que voluntários na empresa e trabalham unica e exclusivamente por gorjetas (pelo menos é o que todos eles dizem), é de bom tom que as pessoas que participam do tour paguem o guia em tips. Não, eles não imploram, mas fica chato, né? Ainda mais porque geralmente são horas de tour, super divertidas e informativas, e nem tem um valor predeterminado! Você paga o que você quiser :) 
Em Lisboa eu participei desse tour aí do cartãozinho amarelo, ó: Lisbon Chill-Out Tour (link do Facebook aqui). O nosso guia foi o Zé, e o tour dele foi genial. Ah! Apesar de ter sido em Portugal, fiquem cientes que é padrão que o tour seja em inglês sempre, tá? Até porque nem só de portugas e brasucas vive o turismo! 
Então, fica aí minha dica pra Lisboa: Free Walking Tour com o Zé! 

Provei "Ginginha", um licor típico bem gostosinho. 

A ginginha é um licor feito de ginja, uma espécie de cereja portuguesa, de gostinho ácido (essa frutinha aí de dentro da garrafa, ó). A acidez dela lembra a da acerola (que não sei se vocês sabem, mas o nome em inglês é acerola cherry), mas o gosto não tem nada de acerola. Enfim, a bebida é típica em Lisboa. Em toda esquina tem uma lojinha que vive apenas de vender ginginha (essa onde eu tirei a foto da garrafa, por exemplo). Há também quem faça ginginha caseira, como a Tininha, lá do bairro da Alfama, que o Zé apresentou pra gente no FWT. Opinião de turista? Os dois são delícia, mas o caseiro é genial. Recomendo a Tininha! 




De cima para baixo, da esquerda para a direita: licor de ginja, Zé fazendo a propaganda da ginginha da Tininha e nozes, brasucas lindos, com Tininha, Zé e o menininho nativo, morrendo de felizes depois de duas doses de licor. 

Ao final do tour fomos a Belém, onde eu almocei uma baguete de estrogonofe de frango incrível e comprei pasteis de Belém originais!

Pois é, Belém é um bairro de Lisboa, né. Pra chegar lá do centro histórico, é só pegar um bonde, e a viagem dura uma meia horinha no máximo e o single custa 2.85 euros, se comprado no bonde (aparentemente é mais barato se comprado com antecedência, mas eu não faço ideia de onde comprar). 


A tal da baguete (plus chips, plus refri) eu comi foi no Pão Pão Queijo Queijo. A fila do restaurante (que é mais como uma lanchonete bem pequenina) é, digamos que, respeitável. Mas o preço é admirável (menos de 5 euros) e a qualidade é genial! E é grande, minha gente, muito grande. Não consegui comer a batatinha depois do super sanduba de 30cm cheio de estrogonofe, ovo cozido e salada. Misericórdia!

A única foto que eu lembrei de tirar. Diz eu que esse meio grama de alface aí é salada.

Quanto aos Pasteis de Belém, não sei se vocês sabem, mas é marca registrada. Pois é, Brasil, pra ser Pastel de Belém tem que ser feito na Fábrica dos Pastéis de Belém, em Belém (duh). Se não foi feito lá, não passa de um "mero pastelzinho de nata" (tão bom quanto, devo admitir). Dizem que a receita dos verdadeiros Pasteis de Belém é diferente, e que os responsáveis não liberam. Eu, honestamente, não vi muita diferença. Mas né, sou eu, gordinha tensa... você já viu alguma gordinha tensa dizer que gosta mais de um doce português que do outro? Bitch, please... gosto de todos, quero todos, yum yum yum!


Não pude ir à Torre de Belém por falta de tempo (precisei estar na estação ferroviária às 5pm ou menos; vai ficar para uma próxima. 
No caminho para o hostel, para pegar a bagagem, encontrei uma lanchonete brasileira (!!!). Resultado: comprei pastel e pão de queijo para a janta! Weee!

A lanchonete em questão é a Feel Rio, localizada na Rua do Crucifixo, em Baixa. Claro que não é a mesma coisa de comer um super pastel de feira, mas confesso que pra quem tava há milênios aguando por conta de um, foi tudo o que eu queria na minha vida. Só não tirei foto porque a gulodice era muita.

Estou a caminho para Porto. Sabe Deus o que me espera!


Para ir de Lisboa para Porto, eu usei o trem... ou comboio, como os portugueses diriam. O preço foi 23 euros e a viagem rápida e confortável. Recomendo. O site pra comprar é o cp.pt.

Chegando em Porto, depois de encontrar o hostel, a surpresa de encontrar pessoas maravilhosas! Brasileiros, portugueses, holandesas, etc! <3 Portugal <3
Lembrar dos brasileiros CSF da Itália, os portugueses da recepção Bernardo e Hugo!

Gastos do dia:
Transporte: ¢13.80
Alimentação: ¢8.50
Total: ¢22.30

xxx

Um comentário:

  1. Oi, eu sou Gabriela e vou de intercâmbio pro UK tbm (University of Birmingham), em julho. Eu não comento porque tenho preguiça (sim, é feio, desculpa), mas eu sempre leio seu blog e adoro! Tô adorando total as postagens de viagens, ainda mais porque quero fazer um roteiro pro break de final de ano também e sou A LOKA que quer viajar pra mil cidades de países diferentes em 1 mês. Enfim, só pra dizer que adoro seu blog e que não, você não está mais gorda (pelo menos não parece nas fotos :D ). Continue compartilhando suas viagens e sua vida, tô sempre lendo :D

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?