Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cartão pré-pago internacional (aka Visa Travel Money ou Cash Passport) - parte 1.

Maaaates, here I am again! Two days in a row, that's almost a record, huh?

Enfim, muchachos, hoje eu vim bater um lero sobre os cartões pré-pagos internacionais, vulgos VTM (abreviação para Visa Travel Money) e Cash Passport (o equivalente com bandeira Mastercard).

Pra início de conversa, qual seria a necessidade de ter um desses, se você é um CSFista?

Bom, como eu já disse algumas vezes neste humilde recinto virtual, a primeira bolada de dinheiro a gente recebe convertido a reais em uma conta corrente no Brasil. Diante disso, para usar a bolsa na Inglaterra (ou qualquer que seja o país pra onde você está indo), você teria as opções de: usar o débito internacional, crédito internacional, trocar tudo em libras in cash ou usar um cartão pré-pago internacional, onde você compra as libras e as deixa guardadinhas em um pedaço de plástico com chip. 

O grande problema do débito e crédito internacionais são as taxas absurdas de IOF e a constante variação cambial, coisas que são diferentes quando você usa um pré-pago. Tipo: ao passo que o IOF de uma movimentação financeira com o seu cartão brasileiro no exterior é de cerca de 6%, o IOF de um pré-pago é 0,38%. E pra quem não sabe o que é IOF, essa é uma taxa que você joga por cima do valor total da sua compra em moeda estrangeira. Além disso, quando você compra as libras a um valor x e já joga no pré-pago, você não fica mais sujeito à variação da bolsa de valores! Então, se a libra tiver uma alta absurda, você estaria à salvo, diferentemente de quando você compra no cartão de crédito, em que você fica dependendo da cotação diária da moeda. 

Exemplificando em modos práticos, funcionaria assim: 
Se eu quero comprar um item no valor de £100: 
- No cartão de crédito eu pagaria: 100 * cotação do dia + 6,38% do valor da compra
- No pré-pago: 100 * cotação fixa, que você comprou com antecedência + 0,38% do valor
Confuso assim, eu sei, mas resumindo de maneira inteligível: fica muito mais em conta na segunda opção.

Quanto à compra de dinheiro em espécie, eu acho um tanto quanto arriscado. É muito dinheiro, vai que acontece alguma coisa! Um assalto, vai saber... melhor não.

Uma das meninas que vai pra Salford comigo (alô, Liana!) pretendia de início abrir uma conta lá no exterior, e realizar uma transferência de todo o dinheiro de uma vez pra lá, o que configuraria uma quarta opção. Não sei exatamente o que a fez desistir da ideia, mas sei que ela se rendeu ao pré-pago. Ou seja, sendo a pessoa ciente que é, eu aconselho a vocês confiarem na decisão dela e fazerem o mesmo! :P

É bom ressaltar que se tratando de um grande número de estudantes na mesma situação, é interessante fechar um grupo para tentar descontos especiais com corretoras de câmbio. Foi isso o que uma galera do nosso edital fez (e foi assim que eu entrei no comboio e fechei o contrato com a Hoya Corretora de Valores Ltda).

**ATENÇÃO** 

NÃO FECHEM CONTRATO COM A HOYA. 
A empresa quebrou o contrato, parou de dar descontos especiais para CSF, não atende os clientes, não dá o mínimo de atenção. Essa é a maior dica desse post: NÃO. CONFIEM. NA HOYA. 

Nesse primeiro post é isso o que eu tenho pra contar pra vocês, a introdução e as generalidades de toda a questão prática monetária do Ciência Sem Fronteiras. No próximo eu JURO que conto como eu realizei a primeira recarga e a ativação do Cash Passport pelo site :)

Um beijo ft. um queijo,
xxx

3 comentários:

  1. Oi Rayra!

    Meu nome é Raissa e sou Diretora da Flexchange, filial de Indaiatuba.
    Trabalho exclusivamente com a emissão dos cartões VTM e Mastercard Travel Cash para os "CsFistas" há 2 anos e gostaria de compartilhar o seu post no nosso grupo do facebook, posso? =)

    Segue nosso perfil e grupo no Facebook para nos conhecer melhor:
    https://www.facebook.com/flexchange
    https://www.facebook.com/groups/139716636225592/

    Obrigada!

    Raissa
    raissa@flexchange.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa! Pode sim!
      Desculpa a demora em responder!
      Beijos!

      Excluir
    2. Obrigada, Rayra! =)

      Beijos!

      Excluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?