Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

Cartão pré-pago internacional - parte 3: diquinhas.

Hello, mates!

Três dias de post seguidos, mas que blogueira eficiente! 
Vim de novo bater um último papo sobre dinheiro, dessa vez com umas dicas random sobre administração da grana que a gente recebe pelo programa.

Let's get this started?

1) Primeiramente, eu recomendo que assim que vocês recebam a bolada do programa (que gira em torno de 20k reais), vocês apliquem TUDO na poupança! Dessa maneira você controla o craving de sair gastando e ainda faz ele render um pouquinho. E antes que alguém fale que não dá tempo de render tanto assim, eu digo: não sei qual é o padrão de "rendimento bom" pra vocês, mas eu, por exemplo, cheguei a receber mais de 40 reais de juros por mês por causa da aplicação. E 40 reais é dinheiro! 

2) A segunda dica é a mesma que eu dei em todas os posts sobre dinheiro: façam o cartão pré-pago internacional, seja ele um Cash Passport ou um Visa Travel Money. Com isso vocês economizarão mais dinheiro em taxas e não sofrerão com variação cambial. 

3) Como eu também já escrevi em outros posts, procurem juntar um grupo e fechar um acordo com alguma corretora, com taxas e cotações especiais para CSFistas. 

Agora começam as dicas específicas pra quem já seguiu as recomendações acima, tá?

Para comprar libras (ou euros, ou dólares...) por uma corretora de câmbio, vocês provavelmente terão que realizar um depósito identificado ou uma transferência do valor convertido para a conta da empresa. A próxima dica que eu tenho pra dar então, é:

4) Dê preferência a transferência entre contas de uma mesma agência. Por exemplo: se a conta da empresa é do banco Bradesco e você também tem uma conta lá, ótimo! Faça transferência! Desse jeito você não vai pagar taxas TED/DOC, que giram em torno de 13 reais por operação
- Se você não tem uma conta na mesma agência da sua empresa, mas tem condições (tempo, disponibilidade do banco na sua cidade) de abrir uma, recomendo que abra. Eu demorei pra tomar essa decisão, e acabei não abrindo uma nova conta... meio que me arrependo, mas não é sangria desatada...
- Se você, como eu, também acabou não abrindo uma nova conta, dê preferência a realizar o saque na sua agência e depositar na agência da corretora. Assim você evita o gasto das taxas de que eu falei lá em cima.
- Se não há mesmo a possibilidade de fazer toda essa movimentação de tirar dinheiro de um banco e mandar pro outro, tentem ao menos realizar grandes transferências de uma vez, assim serão 13 reais de taxa "bem gastos". 
- Se sua conta é universitária como a minha e, portanto, possui um limite baixo de transferência diário, você pode ir à sua agência e conversar com o seu gerente (ou funcionário que o valha) para que esse limite seja aumentado, tanto para transferências no caixa rápido como no Internet Banking. No meu caso, o meu limite diário era de R$1300,00 e eu aumentei com sucesso para R$3000,00. Já quebra um galho não ter que enfrentar fila de banco para fazer transferência só na boca do caixa, né?

5) Para evitar o sofrimento com variações cambiais bruscas (especialmente em momentos de crise, como esse em que estamos passando atualmente), a recomendação que eu dou é de comprar pequenas quantidades de cada vez, aproveitando os momentos de baixa, obviamente. 
Por exemplo, eu dei mole, não troquei tudo quando a libra tava mais em conta, certo? O que eu fiz, então? Comprei £500 a R$3,58; £340 a R$3,90; e £400 a R$3,82. Assim, eu não sofri demais por ter comprado libras caras, porque eu compensei com as libras mais baratas. Fazendo as contas, foi como se eu tivesse comprado £1440 a uma médica de R$3,75. Fazendo a diferença com a cotação recebida, a R$3,35, dá um prejuízo de cerca de R$500,00. É dinheiro? É. Muito. Mas imagina se eu tivesse trocado tudo a R$3,90!

6) Lembrando que você deve sempre considerar o IOF na hora de fazer os cálculos de compra de moeda. Por exemplo, para comprar 100 libras o cálculo seria: 100 * cotação do dia * 1,0038.

*Update* 
Depois que o Carlos, meu calouro que também vai pra Inglaterra, comentou nesse post me lembrando de mais uma dica, eu resolvi atualizar esse post:

7) Assim que você trocar uma quantidade considerável de dinheiro, especialmente se a cotação estiver descontrolada desse jeito, o ideal é segurar a onda até a cotação baixar consideravelmente antes de trocar mais. No meu caso, eu resolvi comprar o laptop no Brasil (de modo que eu não precisasse converter reais pra libras) e trocar somente o correspondente a 3 mensalidades, ou seja, £1460 (ou melhor, £1440)... tendo trocado isso, eu vou esperar uma super baixa pra poder trocar o restante, que vai ficar quietinho na poupança. 

Bom, ficou um texto longo e carente de figuras, mas espero que seja de alguma ajuda pra quem tá começando agora!

Um beijo, folks, e até breve com a série "Packing"! Ai ai ai... 15 dias! QUINZE DIAS!
#hashtag #ansiedade

xxx

2 comentários:

  1. Acho que algo válido também é o que eu pretendo fazer, comprei libras suficiente pra me sustentar por um bom tempo no UK, a uma cotação de 3,63 (dei sorte, meu pai insistiu de fazer logo essas operações, e no dia seguinte começou a subir enlouquecidamente). Agora o resto da bolsa eu vou só trocar quando tiver uma cotação próxima a essa, mesmo se eu já estiver na Inglaterra, deixo pros meus pais fazerem a transferência pro meu cash passport na melhor oportunidade que tiver.

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?